Trata-se de uma solução de informática que permite realizar toda a gestão de documentos administrativos de forma virtual, isto é, com dispensa do acúmulo de papéis físicos.

image[dropcap]O[/dropcap] acordo de cooperação técnica para implantação no Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia foi assinado no último dia 19 pelo Presidente do Tribunal, Desembargador Péricles Moreira Chagas, através de uma parceria celebrada como ato solene de abertura da Corte Especial do Tribunal Regional Federal da 4ª Região.

Referido ato coroou uma série de esforços da Administração do tribunal rondoniense para agilizar a implantação do Sistema Eletrônico de Informações, conhecido com SEI, no Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia, já em 2015.

O SEI já foi implantado em mais de 40 instituições, dos mais variados segmentos da Administração Pública, e foi escolhido, no âmbito do governo federal, como solução de Tecnologia da Informação que permite a construção de uma infraestrutura pública de processo administrativo eletrônico com perspectivas de melhorias substanciais de desempenho, com ganhos em agilidade, produtividade, satisfação do usuário e redução de custos.

Para o presidente do TRE-RO, a implantação do SEI na Justiça Eleitoral de Rondônia é um marco no processo de amadurecimento institucional, visto que propiciará um salto substancial de qualidade nos processos de trabalho, dotando de maior segurança e transparência a gestão das informações (processos e documentos) e reduzindo os custos e o tempo na prestação dos serviços eleitorais.

Para implantar o novo sistema, o TRE-RO contará também com o valoroso apoio do Tribunal Regional Eleitoral de Tocantins, que já disponibilizou uma equipe de servidores para auxiliar nas etapas de adaptação e disponibilização do aplicativo, planejamento do cronograma de implantação e treinamento dos usuários.

A Presidência do Tribunal já constituiu o Grupo de Trabalho que ficará responsável pelo planejamento e implantação do SEI em todas as atividades administrativas do Tribunal.

Edirlei B. P. de Souza
Comunicação Social TRE-RO