Rondônia em pauta

    Conteúdo de primeira

    • Siga o Rondônia em pauta no FacebookSiga o Rondônia em pauta no Facebook
    • roempauta@outlook.comroempauta@outlook.com
    • Contato: (069) 9 9929-6909Contato: (069) 9 9929-6909
    • Página Inicial
    • Cone Sul
    • Rondônia
    • Concursos Públicos
    • Esporte
    • Política
    • Justiça
    • Educação
    • Policial

    Brasil · Em foco · Justiça

    Supremo decide que Lei da Ficha Limpa vale para casos anteriores a 2010

    • 5 de outubro de 2017
    O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu hoje (4) a favor da aplicação retroativa da Lei da Ficha Limpa, norma que entrou em vigor em 2010 para barrar a candidatura de condenados por órgãos colegiados. Por 6 votos a 5, a Corte foi favorável à inelegibilidade por oito anos de condenados antes da publicação da lei.

    O entendimento que prevaleceu é no sentido de que é no momento do registro de candidatura na Justiça Eleitoral que se verifica os critérios da elegibilidade do candidato. Dessa forma, quem foi condenado por abuso político e econômico, mesmo que anterior à lei, está inelegível por oito anos e não poderá participar das eleições do ano que vem.

    Votos

    O julgamento começou na semana passada e foi retomado na sessão desta tarde para a tomada de votos dos ministros Marco Aurélio, Celso de Mello e da presidente da Corte, Cármen Lúcia. Os demais votaram na sessão da semana passada. Antes do início da sessão, o placar anterior era de 5 votos a 3 pela aplicação retroativa.

    No primeiro voto proferido nesta tarde, o ministro Marco Aurélio votou contra a aplicação retroativa da lei e afirmou que a decisão provocará insegurança jurídica. O ministro considerou a retroação como “o fim do Estado democrático de Direito”.

    “Se eu pudesse, presidente, eu faria com que esse julgamento, que para mim vai ser uma página negra na história do Supremo, não terminasse. Jamais vi nesses quase 39 anos de judicatura uma situação idêntica em que se coloca em segundo plano a segurança jurídica”, afirmou.

    Durante a sessão, o ministro Gilmar Mendes, que iniciou seu voto na semana passada, voltou a criticar o texto da norma. Para o ministro, o Congresso deixou várias lacunas e criou problemas jurídicos ao aprovar a Lei da Ficha Limpa. “É uma lei cheia de problemas. Por exemplo, a questão do duplo grau da jurisdição. O júri é órgão colegiado para esses fins ou não? É uma pergunta que não estava contemplada no texto. Portanto, o texto foi feito por gente que ignorava o português e o direito”, disse.

    Em seguida, Celso de Mello manifestou contra a retroação, apesar de entender que a vida pregressa dos políticos deve ser levada em conta para impedir as candidaturas.

    Última a votar, a presidente da Corte, ministra Cármen Lúcia, foi responsável pelo desempate na votação. A ministra decidiu validar a retroação da Lei da Ficha Limpa.

    No entendimento da ministra, no momento do registro de candidatura o candidato deve mostrar seu passado à Justiça Eleitoral. “Vida pregressa é a vida anterior e tudo o que tinha acontecido”, disse Cármen Lúcia.

    O processo, que tem repercussão geral, e cuja tese se aplicará a centenas de casos que se acumulam na Justiça Eleitoral, foi motivado pelo recurso do vereador Dilermando Soares, de Nova Soure, na Bahia, que foi condenado por abuso de poder econômico e compra de votos em 2004, quando ficou inelegível por três anos, conforme a regra vigente à época. Após a Ficha Limpa, entretanto, ele teve seu registro negado nas eleições de 2012.

    Edição: Fernando Fraga
    André Richter – Repórter da Agência Brasil
    • Matéria anterior Professor Antônio Matos, de Manaus, vem a Vilhena para a terceira turma do Curso ‘Gerenciando Conflitos’
    • Próxima matéria Produção de milho da 2ª safra em Rondônia é recorde com 815,9 mil toneladas em 2017

      Notícias Relacionadas

    • Concurso da Prefeitura e Saae já têm mais de 20 mil inscritos: prazo acaba dia 24
    • Candidatas a Rainha da Expovil: veja vídeo e sessão de fotos
    • Hepatite: Vilhena registra 272 casos suspeitos e 23 confirmados em 2012
    • Cavaletes voam e caem no meio da Major Amarante colocando em risco motoristas
    • dezembro 2019
      S T Q Q S S D
      « nov    
       1
      2345678
      9101112131415
      16171819202122
      23242526272829
      3031  
    • Siga o Rondônia em pauta no FacebookSiga o Rondônia em pauta no Facebook
    • roempauta@outlook.comroempauta@outlook.com
    • Contato: (069) 9 9929-6909Contato: (069) 9 9929-6909

    © Copyright 2013 Rondônia em Pauta.