3º BPM fará parte de documentário do Governo de Rondônia que será divulgado em nível nacional sobre TCO

2018-05-17T08:35:26+00:0017 maio, 2018|

 

Na terça-feira (15) militares e uma equipe de uma produtora de vídeo da capital realizaram as primeiras imagens e entrevistas de Policiais Militares do 3º BPM, em Vilhena. O documentário do Governo do Estado é sobre a lavratura do Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) realizada pela Polícia Militar de Rondônia (PMRO).

Termo Circunstanciado de Ocorrência

O TCO é um documento detalhado que noticia diretamente ao Poder Judiciário a ocorrência de um delito de menor potencial ofensivo. Assemelha-se ao boletim de ocorrência policial (BOP) sobretudo é mais sucinto e célere que um inquérito policial.

O termo antes feito somente pela polícia judiciária, poderá ser também lavrado pelo Policial Militar da PMRO em casos de crimes de menor potencial ofensivo, ou seja, crimes e contravenções penais a que a lei atribua pena máxima não superior a dois anos, tudo isso com o intuito de agilizar e simplificar a prestação jurisdicional aos envolvidos no fato.

Projeto Mobile no 3º BPM

A tecnologia consiste na informatização do atendimento, desde o início das chamadas telefônicas até o momento em que o policial, utilizando um tablet, registra a ocorrência no local do fato. Com isso espera-se atender a população de forma mais eficiente, trazer retorno mais rápido ao Poder Judiciário e também gerar dados estatísticos mais precisos.

Rondônia está na vanguarda, entre as primeiras Polícias Militares do Brasil a implantarem a novidade e Vilhena foi a primeira área do Cone Sul do Estado a ser contemplada, tendo em vista que o 3º BPM foi a primeira unidade da PMRO a implantar TCO em 100% da área.

Documentário

As primeiras imagens do documentário foram captadas pela equipe da capital, em Vilhena. Locais característicos do Portal da Amazônia, assim como a região central da cidade serviram de set de gravações em que os militares entrevistados relataram que a implementação do TCO pela PMRO reforçaram a autoridade e legitimidade às ações dos Policiais Militares, bem como tornaram mais ágeis as decisões judiciais, ampliando o acesso à justiça e reduzindo a sensação de impunidade.

Também foi registrado o momento em que uma guarnição policial realizava a lavratura de um TCO utilizando a tecnologia embarcada com o tablet, no local da ocorrência e em tempo real.

Além de Vilhena, a produção do documentário acontecerá nas localidades de Espigão do Oeste, Cacoal, Ariquemes e Porto Velho. A previsão de conclusão do documentário é até o mês de junho de 2018 e será divulgado como exemplo positivo, em nível nacional, às demais Polícias Militares.

Assessoria do 3º BPM

Informações para contato

Mobile: (69) 9 9929-6909

Web: rondoniaempauta.com.br