Na noite de sexta-feira (28) foi realizada a Operação Lei Seca no município de Cerejeiras e no sábado (29), em Vilhena. As Operações foram desencadeadas através do Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (DETRAN RO), por meio da Circunscrição Regional de Trânsito (CIRETRAN) de Vilhena, com o apoio dos militares do 3º BPM.

As operações se iniciaram com uma preleção em Cerejeiras e em Vilhena, respectivamente, com o objetivo de orientar cada Policial e Agente do DETRAN RO, sobre a execução da missão e determinar as funções de cada um. Após isso os Policiais Militares se deslocaram até o local das Blitze educativas, para dar início às orientações e esclarecimentos.

Operação em Cerejeiras

Foram realizadas apenas atividades de caráter educativo, em virtude do período das eleições, a operação se restringiu ao caráter educativo. Não houveram abordagens a veículos, somente às pessoas que transitavam na rua e também àquelas que estavam nas lanchonetes do município.

Durante a operação foram abordadas 131 pessoas, que foram conscientizadas sobre os perigos da ingestão de bebidas alcoólicas e condução de veículos automotores, além de ser ofertado o teste do etilômetro (bafômetro) para fins de conhecimento.

Operação em Vilhena

A equipe organizou a operação consistindo em abordagens a pessoas que estavam transitando no local, com o objetivo de orientar sobre os efeitos do álcool na condução de veículo automotor. Durante a blitz foi necessário realizar abordagem e notificação de um condutor de motocicleta.

Durante a operação foram abordadas 152 pessoas e foram entregues panfletos e outros materiais impressos às pessoas abordadas, as quais eram convidadas voluntariamente a realizar o teste do etilômetro, apenas com o intuito de mostrar o funcionamento e a sistemática do aparelho.

Assessoria do 3º BPM
Imagem: Ilustrativa/ Ciretran Vilhena