Proposta é do deputado estadual Anderson Pereira, autor do Projeto de Emenda Constitucional n. 001/2019

A atuação profissional de assistentes sociais, psicólogos, nutricionistas, fonoaudiólogos e técnicos em nutrição no processo de ensino e aprendizagem das escolas públicas de Rondônia será discutida nesta quinta-feira (21), às 15h, em uma audiência pública na Assembleia Legislativa.

A proposta é do deputado estadual Anderson Pereira (Pros), autor do Projeto de Emenda Constitucional n. 001/2019 que assegura a atuação efetiva desses profissionais no ambiente escolar.

Em relação à área da nutrição, o parlamentar ressalta que existe uma necessidade de instituir políticas públicas de inserção do nutricionista e técnicos para reverter os índices negativos relacionados à má alimentação (somado ao sedentarismo).

Os números da Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção, divulgado pelo Ministério da Saúde em 2017, apontam que Porto Velho/RO figurou como a segunda capital do país com maior prevalência de pessoas com excesso de peso. Pelo levantamento, quase 59% da população da capital está acima do peso. Em todo o Brasil, a quantidade de pessoas obesas cresceu 60% em 10 anos.

“A escola constitui-se num ambiente ideal para fomentar na nova geração uma educação alimentar saudável. Por isso, a presença desses profissionais nas unidades de ensino de ser obrigatória para executar o planejamento, coordenação, direção, supervisão e avaliação na área de alimentação e nutrição”, enfatiza Anderson ao reforçar que a base do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Lei Federal n. 11.947/2009) já prevê o cargo de nutricionista.

Pereira também evidencia a presença dos demais profissionais no processo de aprendizagem. “A assistência social, psicologia e fonoaudiologia são áreas indispensáveis para o desenvolvimento dos alunos no ambiente escolar, com reflexos muito positivos no cotidiano dessas pessoas que ainda estão construindo o seu caráter e modo de vida”, completa.

A audiência pública será transmitida ao vivo no site oficial e redes sociais da Assembleia Legislativa (http://www.al.ro.leg.br), bem como na fanpage do deputado Anderson (fb.com/deputadoanderson).

ALE-RO