Assuntos de suma importância para o bom desenvolvimento do município também foram debatidos entre os máximos representantes do Poder Legislativo e Executivo.

Na manhã desta sexta-feira (27), o presidente da Câmara de Vereadores Adilson de Oliveira (PSDB) recebeu a visita da prefeita Rosani Donadon (PMDB) no gabinete da presidência da Casa de Leis.

Na reunião foram apresentados projetos que deverão ser deliberados na sessão extraordinária que acontecerá na terça-feira (31) às 19h30 a Câmara de Vereadores, onde entrarão em pauta projetos de Lei que versam sobre o remanejamento de dinheiro destinado ao SAAE para pagamento da colheita de lixo e abertura de crédito e transferência de dotações.

Também foram debatidos temas de interesse social e econômico que precisam da anuência da Casa de Leis para serem executadas:

Tráfego de veículos pesados
Um dos temas debatidos trata sobre uma determinação do Ministério Público que delimita um perímetro, dentro da área urbana, para o tráfego de veículos pesados. Ambos concordaram em unir esforços à procura de uma solução definitiva para o entrave.

Iluminação pública
A defasagem entre a arrecadação e o débito da iluminação pública também foi tratado. Para se ter uma ideia, o município arrecada R$ 200 mil através da Contribuição do Serviço de Iluminação Pública (Cosip), porém o débito mensal é de R$ 450 mil. É sabido que a dívida do município com a Eletrobrás vem de longa data e só aumenta.

Transporte escolar
Alunos da rede municipal sofrem com o transporte escolar nos novos loteamentos, como os do bairro União e Melgaço, devido à expansão urbana desenfreada e sem planejamento. Ficou acordado que vai ser estudada a logística para poder atender aos alunos que sofrem ao ter de se deslocar até escolas distantes.

Estrada de Juína
Foi agendada uma viagem a Brasília com o deputado Luizinho Goebel para visitar o Ministro da Agricultura Blairo Maggi e o deputado federal Expedito Neto visando o asfaltamento da BR-174, rodovia que interliga os municípios de Vilhena/RO e Juína/MT. “A intenção é prover infraestrutura logística para fomentar o agronegócio com o escoamento da soja por Vilhena até a capital. Dessa forma é alavancada a economia local e incentiva a criação de um polo universitário em Vilhena ao atrair estudantes do norte do Mato Grosso”, avaliou Adilson que espera que outros deputados estaduais possam se juntar à viagem.

No final da reunião, a prefeita Rosani Donadon destacou a parceria entre os poderes.

DECOM – Câmara de Vilhena