Pesquisadores da Embrapa de Rondônia afirmam que espécies nativas podem ajudar na qualidade da pastagem. Aplicativo também funciona sem internet.

Embrapa desenvolve aplicativo que ajuda na escolha de árvores para o pasto — Foto: Pedro Bentes/G1
Embrapa desenvolve aplicativo que ajuda na escolha de árvores para o pasto — Foto: Pedro Bentes/G1

O produtor rural agora conta com um aplicativo gratuito que ajuda na escolha de espécies de árvores para pastagem. O “Arbopasto” foi desenvolvido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

O aplicativo surgiu a partir de um livro que leva o mesmo nome. Atualmente, a tecnologia disponibiliza informações de 51 espécies arbóreas nativas da Amazônia Ocidental.

Uma das funções do aplicativo, segundo a Embrapa, é que produtores rurais e técnicos podem usar filtros de busca para procurar espécies mais adequadas a cada tipo de pastagem.

A escolha de espécies de árvores, segundo pesquisadores, é importante, tendo em vista, que alguns frutos podem causar intoxicação nos animais. Outros fatores também devem ser levados em consideração na hora da escolha, como o tamanho da copa e velocidade de crescimento de certas espécies.

Para ajudar na escolha, o aplicativo disponibiliza fotos de plantas jovens para que o produtor e técnico possam realizar o controle de ervas daninhas e, assim, manter a muda que for mais interessante para a manutenção do pasto.

Aplicativo 'Arbopasto' também funciona sem internet.  — Foto: Arbopasto/ Divulgação
Aplicativo ‘Arbopasto’ também funciona sem internet. — Foto: Arbopasto/ Divulgação

Uma outra contribuição do “Arbopasto” é a de que árvores e pastos podem coexistir perfeitamente no mesmo espaço. Pesquisadores da Embrapa afirmam que a presença de espécies nativas de árvores podem contribuir para qualidade do capim, isso porque as folhas das árvores, segundo pesquisadores, servem de adubo para o pasto, tornado-o mais fértil ao gado e evitando erosão.

Por se tratar da zona rural, o Núcleo de Tecnologia da Informação da Embrapa desenvolveu o aplicativo para que este também funcione em qualquer lugar sem a presença de internet. O “Arbopasto” pode ser baixado em dispositivos Android e pode ser acessado, ainda, através de celulares, tablets, computadores e Smart TVs com qualquer sistema.

Por G1 RO