A chamada pública, realizada em maio, terá como principal benefício a possível redução do consumo de energia com iluminação pública.

Nos próximos meses, nove municípios de Rondônia, incluindo sua capital, contarão com uma renovação no parque de iluminação pública fruto de projetos de eficiência energética no âmbito do Programa de Eficiência Energética (PEE) da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) executado pela Ceron. A chamada pública, realizada em maio, terá como principal benefício a possível redução do consumo de energia com iluminação pública.

Serão nove municípios incluídos no Programa, entre eles a capital Porto Velho, Ariquemes, Cacoal, Guajará-Mirim, Costa Marques, Rolim de Moura, Vilhena, Jaru e Cerejeiras. O Hospital Santa Marcelina, localizado em Porto Velho, também foi contemplado pelas ações do PEE. A seleção das cidades se deu baseada no potencial de eficientização no consumo de energia elétrica em iluminação pública dessas localidades, aliado ao alto grau de comprometimento do consumidor na redução dos custos de energia elétrica.

“O PEE é uma oportunidade para que as Prefeituras melhorem a eficientização do seu parque de iluminação pública economizando e alocando a diferença em outras necessidades da população. Para os moradores, a iniciativa traz ganhos em segurança, pois uma rua iluminada oferece mais proteção para quem transita e mora nela”, afirma Priscila de Marco, gerente de projetos da Ceron.

O cronograma de ações do Programa tem previsão de início em julho de 2019 em Jaru, Cerejeiras e no Hospital Santa Marcelina e, a partir de setembro, em todas as cidades contempladas. A previsão de encerramento é dezembro deste ano, ficando somente a obra do Hospital com previsão de conclusão em julho de 2020. É importante ressaltar que, para início das obras, é necessário que a prefeitura esteja sem débitos com Ceron.

A maioria das ações de eficiência energética consiste na troca de lâmpadas de vapor de sódio por unidades em LED. Esta ação trará economia de energia chegando a 70% ao ano, como acontecerá na Prefeitura de Ariquemes, localizada a 203 km da capital Porto Velho.  A cidade terá cerca de 1549 luminárias eficientizadas, atendendo 13 avenidas e dois parques, permitindo a economia de 1710,49 MWh/ano.

Priscila de Marco afirma ainda que o programa também é executado sem custos para as prefeituras e favorece o meio ambiente. “A um custo zero para a Prefeitura, as ações são 100% custeadas  pelo PEE. Além disso, os benefícios extrapolam ainda mais esse limite financeiro se estendendo ao meio ambiente, considerando a sustentabilidade nesse processo, pois gastando menos, exigimos menos da natureza”, explica a gestora.

Assessoria