Marcelo Henrique Borges

Marcelo Henrique Borges

[pullquote]Cone Sul tem 1.228.154 de cabeças de gado, 99.636 em Vilhena, 302.427 em Chupinguaia, 116.700 em Pimenteiras, 271.338 em Corumbiara, 85.034 em Cerejeiras, 238.188 em Colorado do Oeste e 114.81 em Cabixi.[/pullquote]

[dropcap]S[/dropcap]erão vacinados bovinos e bubalinos com até 24 meses de idade. O lançamento acontecerá no dia 13 de abril (sábado), no município de Colorado do Oeste, no Parque de Exposições Marcos Donadon, a partir das 9h, com a presença do governador Confúcio Moura.

A vacinação vai do dia 15 de abril a 15 de maio, mas o tempo para a declaração vai do 15 a 22 de maio.

“Faço um pedido para o produtor de que assim que vacine, ele já declare, para aliviar as filas e o tempo de espera. Estamos fazendo nossa parte, este ano vamos lançar mais uma alteração no sistema o que vai diminuir o tempo de atendimento de 3 a 5 minutos. Até o final do ano vamos acabar com o papel e tudo será eletrônico, incidindo na redução do tempo de atendimento. Mas se o produtor não esperar para declarar nos últimos dias, vai nos ajudar a resolver esse transtorno”, Marcelo Henrique Borges, presidente da Agência Idaron Estadual.

DSCN0181

No ano passado, no mesmo período, foram vacinados mais de 4,8 milhões animais com até 24 meses de idade.

As vacinas estarão à venda a partir do dia 15 de abril nas lojas agropecuárias. Depois dos proprietários vacinarem o gado, eles precisam declarar a vacinação nas Unidades Locais de Sanidade Animal e Vegetal (Ulsav’s) da Agência Idaron. Rondônia possui hoje o sétimo maior rebanho bovino nacional, com mais de 12 milhões de cabeças de bovinos e bubalinos.

Marcelo também explicou que pretende instalar um selo de qualidade do Idaron nos produtos bovinos e vegetais rondonienses, pois o Estado é referencia nacional na fiscalização.

[tabs]
[tab title=”Rondônia em pauta”]Autor e fotos: Nano Labajos[/tab]
[/tabs]