Cabixi: construtora Tabocas e STICCERO fecham acordo e operários do linhão voltam ao trabalho

2014-04-02T16:34:43+00:0024 novembro, 2013|

cabixi-cut

Depois de ter dado continuidade na manhã desta sexta-feira (22) à paralisação iniciada ontem, os trabalhadores da Construtora Tabocas que constroem a obra do linhão de Porto Velho a Araraquaras (SP) na frente de trabalho de Cabixi, decidiram por fim ao movimento paredista e retornaram às atividades normais ainda pela parte da manhã após, finalmente, a empresa ter aceitado negociar com o Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Construção Civil (STICCERO) um acordo coletivo para atender as principais reivindicações da categoria.

No Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) firmado entre a Tabocas e o STICCERO ficou estabelecido o pagamento de cesta alimentação no valor de R$ 250,00, retroativo a setembro, inclusive para os empregados demitidos neste período, que fizerem jus ao benefício; sendo que os valores retroativos serão pagos no próximo dia 25 de novembro. Outro ponto acordado foi sobre o direito de visita à família (baixada), que será concedida uma folga de cinco dias úteis a cada quatro meses de trabalho, com direito a passagem rodoviária ida e volta ou o valor equivalente para outra modalidade de transporte, além de reembolso de R$ 150,00 para despesas com alimentação.

O ACT prevê ainda outros pontos, como a contratação de um plano de saúde empresarial para os empregados no prazo de trinta dias; estabilidade para os quatros membros da comissão representativa dos trabalhadores até o fim das atividades programadas; além do abono do dia de parado, que ficou condicionado ao retorno imediato dos trabalhos. Durante todo o protesto dos trabalhadores permaneceu no local uma equipe do STICCERO, coordenada pelo presidente Raimundo Soares, o Toco, com os diretores Alcires Queiroz e Flademir Bispo, o Romário, além do assessor Borges.

Toco ressaltou a importância da união da categoria, que confiou  no STICCERO e seguiu todas as orientações do Sindicato, o que permitiu uma importante vitória e a conquista de benefícios imediatos. O sindicalista ressaltou também que um novo diálogo foi estabelecido com a empresa Tabocas, permitindo um entendimento que foi proveitoso para ambos os lados.

CUT RO

Leave A Comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.