Corumbiara: prefeitura cria programa de revitalização do urucum

2014-01-07T08:21:50+00:0007 janeiro, 2014|

DSC02080mbiaraConsiderando a importância e o potencial dos corantes naturais em substituição aos corantes sintéticos, o município de Corumbiara criou o Programa de Revitalização do Urucuzeiro, com apoio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (SEMAM).

De acordo com o prefeito Deocleciano Ferreira Filho (PTB) e o vice-prefeito Emerson Teixeira (PMDB), idealizadores do Programa, esta é mais uma alternativa de agronegócio oferecida pelo Município para os agricultores, já que do urucum também se extrai a bixina, produto de alto valor comercial, atualmente muito utilizado na indústria de cosméticos e de produtos alimentícios.

A criação deste programa coincide com a preferência adotada pelo mundo globalizado de hoje, que passou a consumir produtos isentos de substâncias tóxicas, o que demonstra a procura dos mercados internacionais por determinados produtos naturais. “No caso especifico do urucum, a sua utilização principal ocorre no emprego manufaturados como alimentos, cosméticos e farmacológico”, afirma o secretário de Agricultura do município Ivan Nardoni, engajado ao programa. “Um outro aspecto de extrema relevância é a visível procura pelo produto o que permite condições satisfatórias de comercialização a curto, médio e longo prazos”.

O programa objetiva, inicialmente, produzir e entregar 16 mil mudas prontas para fornecer aos agricultores, para beneficiar a 150 famílias, de urucuzeiro adaptadas às condições climáticas do Município de Corumbiara, visando substituir os urucuzais antigos e improdutivos, por materiais vegetais superiores, procedentes de sementes de plantas matrizes produtivas e com altos teores de bixina.

Autor: Wilmer G. Borges∕Assessoria

Leave A Comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.