Escola Municipal realiza homenagem ao “Dia da Consciência Negra”

2013-11-21T10:29:35+00:0021 novembro, 2013|

A Escola Municipal Marcos Donadon realizou na manhã desta quarta-feira, 20, em homenagem ao dia da consciência negra, o evento cultural “Um olhar negro sobre a Cultura”. O secretário-adjunto de Educação, Edmar dos Santos Pereira, prestigiou o evento que contou com apresentações de dança, música, desfile e comida típica.

DSC01270[1]A iniciativa da professora Raquel Cristina Pereira e do professor Dilte de Souza, que trabalham História com os anos do 8º e 9º ano do ensino fundamental. O objetivo do projeto é conscientizar os alunos de que os negros e sua cultura são importantes, já que a maioria dos brasileiros é afrodescendente.

A diretora da escola, Regina Maria Moreira Gozzi, explicou que o projeto visualiza o respeito com todas as raças. “É algo que fazemos questão de ter na escola todos os anos, afinal Vilhena é uma cidade que abraça tantas raças”, disse, ao lembrar que no estado vizinho, Mato Grosso, trabalha-se anualmente “Dia Consciência Negra” de uma forma que ele se torna um feriado estadual.

Durante a semana, os alunos estudaram a história dos negros e fixaram no mural a seguinte frase, eleita como a mais pertinente sobre o assunto: “Não somos descendentes de escravos, somos descendentes de seres humanos que foram escravizados”.

Para a professora Raquel, o intuito do projeto é tirar da cabeça das pessoas a imagem negativa do negro que existe desde a “Era Medieval”. “Resolvemos fazer algo para valorizar o negro, pois vivemos em um país miscigenado onde temos mais negros do que brancos puros”, concluiu.

Semcom

Leave A Comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Informações para contato

Mobile: (69) 9 9929-6909

Web: rondoniaempauta.com.br