Grevistas do Sintero e Agentes Penitenciários são impedidos de entrar na Câmara de Vereadores de Colorado do Oeste

2013-05-31T16:25:49+00:0031 maio, 2013|

O fato lamentável ocorreu durante lançamento de 10km de asfalto pelo governador Confúcio Moura. Chefe do Executivo estadual não atendeu aos grevistas

Manifestantes dialogando com senador Valdir Raupp (PMDB)

Manifestantes dialogando com senador Valdir Raupp (PMDB)

[dropcap]“O[/dropcap]s trabalhadores da educação e da segurança foram impedidos de entrar na Câmara. Primeiro pediram para recolher faixas e bandeiras, nós recolhemos. Agora o senador da República Valdir Raupp disse para alguém que não ia deixar a gente entrar porque íamos fazer bagunça. Não somos baderneiros, nem bagunceiros. Nós estamos aqui como cidadãos reivindicando nossos direitos. Temos uma Câmara de Vereadores, onde alguns vereadores são omissos, não têm força para chegar e dizer que ‘eles vão entrar’. Não teve representatividade para que nos chamassem para ficarmos no salão. A diretora da escola pode, nós que somos trabalhadores em greve não podemos. A Câmara de Vereadores é conivente ao proibir de que os grevistas entrem pelo menos para ficar no salão da Câmara”, desabafou a professora Francisca Diniz de Melo Martins, presidente do Sintero Cone Sul.

Manisfestantes foram barrados na porta

Manisfestantes foram barrados na porta

       Vereadores de Colorado do Oeste emitiram Nota de Esclarecimento sobre fato ocorrido na manhã desta sexta-feira (31) na Casa de Leis:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

       A Câmara Municipal de Colorado do Oeste vêm a público prestar esclarecimento sobre o incidente ocorrido nesta manhã de 31/05/2013, quando algumas pessoas integrantes de movimentos grevistas que afetam algumas Secretarias do Governo do Estado de Rondônia, foram impedidas de ingressarem no interior da Casa de Leis.

       A Câmara Municipal esclarece que o Plenário da Casa foi cedido ao Governo do Estado de Rondônia e nesta condição os trabalhos do cerimonial e coordenação do evento ficaram a cargo e responsabilidade da Assessoria do Governador, a qual também é a responsável pela Segurança do Governo e demais presentes, portanto, por essa razão se sente totalmente isenta de qualquer responsabilidade pelos acontecimentos.

       Registra-se ainda que os Vereadores tentaram interceder para autorizar o ingresso dos integrantes do movimento grevista no interior da Casa, porem por orientação da Segurança do Governador, não se obteve êxito na ação pleiteada;

       Por fim, os vereadores entendem serem legítimas as reivindicações dos servidores e se solidarizam com o movimento grevista, aguardando um desfecho pacífico que venha a atender tanto aos servidores quanto ao Governo do Estado, beneficiando a comunidade, e que esta não seja a maior prejudicada.

Colorado do Oeste, 31 de Maio de 2013.

Câmara Municipal de Colorado do Oeste.

       Os trabalhadores em educação pedem um reajuste de 24,7% e, segundo cálculos do Sindicato da categoria, o número não representaria ganho real, mas apenas reposição de perdas salarias para a inflação dos últimos anos. O governo se mostra insensível às demandas dos trabalhadores, sob a alegação de que o Estado não possui caixa para conceder aumentos salariais, além de que estaria no limite da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), que determina um teto do orçamento das unidades federativas para pagamentos de salários.

       Os grevistas rebatem o argumento oficial questionando como que um governo que não tem dinheiro para repor perdas salariais do funcionalismo pode anunciar um “pacotão” de obras no valor de R$ 2 bilhões? Além disso, os servidores questionam também o grande número de servidores comissionados no Estado. Estes, segundo os grevistas, normalmente recebem salários elevados que impactam sobremaneira a folha de pagamento.

[tabs]
[tab title=”Rondônia Em Pauta”]Por Hernán Lagos[/tab]
[/tabs]

[print-me]

Leave A Comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Informações para contato

Mobile: (69) 9 9929-6909

Web: rondoniaempauta.com.br