Visita realizada no Lar dos Idosos Maria Tereza da Lamarta, em Vilhena

Durante visita aos municípios do Cone Sul do Estado, a secretária de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas), e também primeira dama, Luana Rocha, acompanhada do governador coronel Marcos Rocha, visitou instituições de cunho social em Pimenta Bueno, Colorado do Oeste e Vilhena, para conhecer as estruturas e acompanhar ações desenvolvidas.

Idosos interagem com a secretária Luana Rocha

Entre as visitas, o casal visitou o Lar dos Idosos Maria Tereza da Lamarta, no setor Chacareiro de Vilhena. No local, eles foram recebidos pela coordenadora e administradora Adenir Pereira. O governador e a primeira dama conversaram com os idosos e percorreram toda a área interna do Lar dos Idosos.

Logo em seguida, a visita foi realizada na Associação de Pais e Amigos dos excepcionais de Vilhena (Apae). No local, Karla Bertolozo, diretora da Apae, juntamente com a equipe técnica organizaram uma performance de dança apresentada pelos alunos da instituição, que surpreendeu e emocionou a todos os presentes. A secretária Luana Rocha destacou a importância da realização da visita às Unidades. “É necessário e gratificante a realização das visitas, para aproximação, conhecer as necessidades e a evolução das ações nos municípios. Nos colocamos à disposição para contribuir no que for necessário para promover o desenvolvimento das atividades”, disse.

Ainda no Cone Sul, a secretária Luana Rocha, juntamente com o governador, visitou o Centro de Assistência Social (CRAS) de Colorado do Oeste, acompanhados da coordenadora Ivaneide de Souza. Além de conhecer a estrutura interna do Centro, a primeira dama visitou um terreno onde funcionará a nova sede do CRAS. Em Pimenta Bueno a visita foi no Centro de Atendimento a Pessoas Especiais (Cenape), com apresentação de performance de dança pelos alunos da Escola Especial Denise Accorsi Tomio Colaço.

Plantação de mudas na Associação Trindade Santa

ASSOCIAÇÃO TRINDADE SANTA

Em Vilhena, o casal visitou, também, a Associação Trindade Santa, comunidade terapêutica Renascer. Eles foram recepcionados pelos administradores do local, que realizam ações voluntárias na instituição. Além de apresentar toda a área interna e externa da unidade, os administradores também relataram as principais dificuldades enfrentadas para desenvolver a ação filantrópica que ajuda na recuperação de dependentes químicos.

A Associação Trindade Santa funciona em Vilhena desde 2001 e o local abriga 17 internos, que participam de todas as atividades propostas e terapias que os auxiliam no tratamento para vencer a dependência química. A Unidade é administrada pela Igreja Católica e depende de doação de instituições públicas, privadas e também de pessoas físicas.

Joelson Antônio é um dos dirigentes do local, juntamente com o promotor de Justiça, Paulo Lermen, Marli Sinquini, que desenvolve a função de tesoureira e o administrador Moisés Ferreira Chagas. Todos atuam como voluntários na comunidade que desenvolve atividades

Apresentação de dança dos alunos da Apae de Vilhena

lúdicas e tarefas que permitem contato com a natureza para contribuir com a recuperação dos pacientes. Um viveiro de mudas é uma das principais atividades e a que colabora diretamente com o orçamento da instituição, pois as mudas nativas podem ser vendidas para colaborar com reflorestamento de áreas desmatadas. As frutíferas também são comercializadas, para todas as pessoas interessadas. Durante a visita, o governador Marcos Rocha e a primeira dama plantaram uma muda no local, como registro da visita.

O viveiro possui capacidade para 600 mudas e todos os internos participam do plantio, de maneira revezada. “É chamado laborterapia, e a cada dois meses os internos mudam de setor, por exemplo, eles passam por setores que cuidam de animais, cozinha e o viveiro”, detalha Marli Sinquini.

A Associação recebe doações, que podem ser feitas no escritório da Associação Trindade Santa, na avenida Tancredo Neves, 1941, bairro Marcos Freire, Vilhena, o telefone para contato é 3322-7844.

Leia mais:

 Governo de Rondônia entrega calcário, maquinários e equipamentos em Pimenta Bueno

IV Encontro de Mulheres Ribeirinhas acontece esta semana no distrito de Cujubim

Reunião de Alinhamento dá início ao Programa Criança Protegida em Rondônia


Fonte
Texto: Mineia Capistrano
Fotos: Frank Néry
Secom – Governo de Rondônia