Município de Pimenteiras está autorizado a fazer transporte gratuito para estudante do ensino superior

2014-02-11T15:34:41+00:0011 fevereiro, 2014|

Município de Pimenteiras está autorizado a fazer transporte gratuito para estudante do ensino superior

imageA luta por transporte para os estudantes universitários é uma luta antiga principalmente dos estudantes de pequenos e médios municípios que não possuem campus universitário, como é o caso do Município de Pimenteiras do Oeste, assim como de várias cidades da região.

O programa do governo federal “Caminhos da Escola” possibilitou a esses municípios adquirirem ônibus específicos para o transporte escolar os chamados “ônibus amarelos”, mas existia uma restrição; somente poderiam utilizar o transporte os alunos da zona rural, o mesmo não poderia sair dos limites da cidade, fazendo com que o transporte não fosse utilizado pelos universitários.

Mas, essa situação incômoda chegou ao fim, o prefeito João Miranda encaminhou um projeto de Lei para a câmara de vereadores através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto de Pimenteiras do Oeste – RO e os vereadores aprovaram por unanimidade a Lei Municipal n° 737/2013, a qual leva em consideração a Lei Federal n° 12.816 de 05 de Junho de 2013 e a resolução n° 45 de 20 de novembro de 2013 do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, a qual permite o transporte de estudantes de nível superior com veículos adquiridos pelo programa do governo federal “Caminhos da Escola”, pois entende-se, que a graduação de nível superior trata-se de responsabilidade do governo federal.

Em reunião com vários secretários do município e vereadores, os estudantes de nível superior do município de Pimenteiras do Oeste, que para irem as aulas têm que se deslocar ate o município de Cerejeiras, agora o município de Pimenteiras foi autorizado a realizar o transporte dos alunos, através da Lei Municipal.

Segundo o prefeito e professor João Miranda (PSDB) é a vontade dele em fazer com que os munícipes tenham acesso ao nível superior e elogiou o trabalho da secretária de Educação Marli Comunello que sempre atende as normativas do FNDE, e agradece à grande equipe técnica pelo desempenho.

O prefeito João Miranda disse que os ônibus doados pelo Governo Federal não poderiam ser usados pelos estudantes universitários, mesmo sendo a União responsável pelo ensino superior. Foi uma vitória para os estudantes. O benefício vai possibilitar que muitos deles que estavam sem estudar devido à proibição, antes da promulgação, utilizem o transporte escolar.

AUTOR: WILMER G. BORGES∕ASSESSORIA

Leave A Comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Informações para contato

Mobile: (69) 9 9929-6909

Web: rondoniaempauta.com.br