Oficinas, Mostra, Feira e Seminários movimentam Congresso em Colorado do Oeste

2013-10-23T17:17:15+00:0023 outubro, 2013|

Participam cerca de 500 alunos e professores dos câmpus Porto Velho, Ariquemes, Cacoal, Colorado, Ji-Paraná e Vilhena. 

DSC03656[dropcap]O[/dropcap] I congresso de Pesquisa e Extensão do Instituto Federal de Rondônia (CONPEX/IFRO), realizado de 21 a 23 de outubro no Câmpus Colorado do Oeste, reúne cerca de 500 pessoas. Nessa terça-feira (22) aconteceram diversas oficinas, minicurso, palestras, III Mostra de Extensão, Exposição de Banner PIBIC-EM/PIBITI, I Feira Empreendedora, II Seminário de Dissertações e Teses e IV Seminários do Programa Pesquisador Iniciante. Ao todo, foram realizadas seis oficinas durante o CONPEX. A oficina com o maior número de inscritos foi ministrada pela Professora Angélica Virato Ortiz da SETUC/RO (Secretaria de Estado de Educação) que trabalhou com o tema “Pesquisa-ação: Estabelecendo a relação entre a pesquisa e a Extensão,” com 43 inscritos.

A programação do evento também prevê a realização de seis minicursos. Um deles escrita criativa, ministrado pelo professor doutor Mauro de Freitas Rebelo do IFRJ. A programação de minicursos se estende até esta quarta-feira (23), concomitante ao II Seminário do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Incentivo à Docência). Neste último dia do evento, também ocorrem os minicursos: elaboração de projetos e captação de recursos para extensão, implantação dos Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas, análise de solos, história, geografia e educação ambiental de Rondônia, amostragem ecológica rápida da vegetação, áreas verdes urbanas, desvendando os mistérios do Lattes, escrita criativa, fisiologia das sementes, modelagem matemática e reprodução de peixes nativos da Amazônia. Na programação do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência), a formação de professores estará em debate com a professora Avacir Gomes da Costa da Universidade Federal de Rondônia e com coordenadores de área do PIBID/IFRO. Os alunos das licenciaturas fazem exposição de banners no período da tarde, divulgando os resultados dos trabalhos desenvolvidos nos subprojetos do PIBID.

Para o Professor Glauber Bedini, que ministrou a Oficina de Fotografias para Registros Profissionais e Artísticos na Extensão, na segunda-feira (21), “foi uma experiência interessante. Pude trabalhar com o grupo assuntos como composição, enquadramento. O objetivo era trabalhar com fotos do cotidiano, a partir da interpretação e leitura de imagens, isso muitas pessoas ainda não conhecem”, explica ele.  “Aprendi muita coisa na oficina de fotografia, principalmente que devo ter a sensibilidade de ver cada detalhe da fotografia que quero fazer para que a pessoa que veja compreenda o que quis registrar”, afirma Josiel da Silva, aluno do terceiro ano do Curso Técnico Edificações do Câmpus Porto Velho Calama.

A tarde da terça-feira foi dedicada a III Mostra de Extensão, I Feira empreendedora, II Seminário de Dissertações e Teses e IV Seminário do Programa Pesquisador Iniciante, no qual foram expostos 80 banners dos programas de incentivo a Pesquisa (PIBIC/PIBITI) e de iniciação científica que são fomentados pelos câmpus do IFRO. Como é o caso das pesquisas desenvolvidas por Antônio Júnior, Professor de Biologia do Câmpus Porto Velho Calama, uma fomentada pelo programa PRODETEC criado pelo câmpus e outra que inicialmente recebeu bolsa do PIBIC.  “A importância de participar do Seminário do Programa Pesquisador Iniciante é que os alunos passam a vivenciar e compreender que na pesquisa científica o objetivo é comunicar resultados. Sem isso não há ciência, o conhecimento se perde. Além disso, eles treinam a argumentação e assim mensuram o que realmente aprenderam durante toda a pesquisa”, concluiu Antônio Júnior.

Para Quézia Rosa, a III Mostra de Extensão é uma bela oportunidade de informar toda a comunidade sobre as ações de extensão desenvolvidas em cada câmpus do IFRO e envolver os alunos na realidade em que eles estão inseridos.

O Seminário de Dissertações, em sua segunda edição, foi o momento em que Dany Roberta Marques Caldeira, Engenheira Florestal, Mestre em Educação Ambiental, que apresentou os resultados de sua dissertação de mestrado. A professora do Câmpus Colorado do Oeste ressaltou que oportunidades como essa oferecida no CONPEX são importantes para divulgar os trabalhos que foram realizados durante o mestrado. “O principal objetivo nosso é difundir o conhecimento e socializar com colegas e alunos os frutos de nossas pesquisas”, concluiu Caldeira.

Livros e Revistas – Na noite de segunda-feira, o IFRO reuniu autores e organizadores para o lançamento de duas revistas científicas e de quatro livros durante o I CONPEX. Foram apresentados o Informativo InfoEXT, que trata das as ações da Pró-Reitoria de Extensão, e a Revista REDI, que é uma publicação científica do IFRO que tem como objetivo publicar artigos e resenhas inéditos, como forma de contribuir com a disseminação da informação qualificada.

Os primeiros dois livros apresentados foram “Projetos de Pesquisa – fundamentos lógicos: a dialética entre perguntas e respostas” e “Pesquisa em educação: métodos e epistemologias”, do renomado professor da Unicamp, Dr. Sílvio Ancizar Sanches Gamboa. Em sua apresentação, ele falou sobre sua experiência como avaliador em algumas agências de fomento do País e como suas obras podem contribuir para os que pretendem elaborar projetos de pesquisa.

A segunda publicação apresentada foi “A verdade sobre cães e gatos”, do professor doutor Mauro de Freitas Rebelo, do IFRJ. Estudioso da evolução, Rebelo reúne os principais textos do blog “Você que é Biólogo”, escrito por ele desde fevereiro de 2012, e trata de diversos temas do cotidiano visto sobre a ótica científica e biológica.

“O Discurso e outras materialidades” reúne artigos escritos e organizados pelo professor Dr. Sérgio Nunes de Jesus, do IFRO, e da professora Dra. Sueli Maria Ramos da Silva e tratam sobre linguagem, tema de referência em cursos de pós-graduação de grandes universidades do país.

[tabs]
[tab title=”Rondônia Em Pauta”]Por Rosália Silva[/tab]
[/tabs]

[print-me]

Leave A Comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Informações para contato

Mobile: (69) 9 9929-6909

Web: rondoniaempauta.com.br