Pela primeira vez o município de Pimenteiras do Oeste está sendo contemplado com o Programa de Aquisição de Alimentos

2013-11-13T16:01:57+00:0013 novembro, 2013|

O município de Pimenteiras do Oeste está sendo beneficiado com o programa de aquisição de alimentos PAA Seagri, que é um projeto desenvolvido pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS) e coordenado pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária (Seagri) no Estado de Rondônia e a Emater é responsável pela coordenação das ações no campo.

DSC09368O lançamento do projeto foi realizado no dia 11 de novembro na EMATER-RO e contou com a presença dos produtores rurais, representantes das entidades que serão beneficiadas e do prefeito municipal João Miranda.

DSC09372Os produtos são adquiridos dos produtores rurais previamente cadastrados, após o recebimento os técnicos da Emater selecionam os produtos que são distribuídos de forma gratuita aos hospitais, creches, escolas públicas do município entre outras, as entidades que recebem os alimentos também são cadastradas e vistoriadas.

Se por um lado é grande a satisfação das entidades que recebem os alimentos é grande também a satisfação dos produtores, o programa traz benefícios para a população em três esferas, o produtor vende seus produtos a preço de mercado, as escolas e entidades consomem um produto de qualidade e por fim fortalece a agricultura familiar.

O pagamento é feito diretamente aos beneficiários fornecedores por meio de cartão bancário, e cada produtor tem direito a comercializar até R$ 5.500,00 por ano através da emissão da declaração de aptidão ao PRONAF (DAP).

Para o prefeito municipal João Miranda a implantação do programa foi um avanço muito grande, pois fortalece a agricultura familiar agregando valor a produção, e, além disso, traz geração de renda ao município.

O gerente local Napolião Guimarães falou da experiência enfatizou que isso é apenas o começo espera que a partir desse trabalho os produtores procurem a Emater para orientações e inclusão no próximo projeto.

Fonte/texto: ESREG Colorado

Fotos: Vitório Ventura

Leave A Comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Informações para contato

Mobile: (69) 9 9929-6909

Web: rondoniaempauta.com.br