Pimenteiras realiza campanha “Fique sabendo, faça o teste de HIV”

2013-07-30T22:01:36+00:0030 julho, 2013|

O prefeito do município de Pimenteiras do Oeste João Miranda (PSDB), determinou que a secretária municipal de saúde Elizane Teodoro juntamente com a equipe coordenadora do evento e as enfermeiras Mercylene e Paula realizarem um Pit Stop na cidade nesta segunda-feira (29), onde obtiveram excelentes resultados de procura para realização dos teste rápidos, o slogan da campanha é “fique sabendo faça o teste” é um direito seu.

CAMPANHA-PIMENTEIRASA campanha se estenderá até o dia 02 de agosto onde estarão sendo realizados os exames no hospital do município, sendo disponibilizados testes rápidos de HIV e sífilis para a população de Pimenteiras:

É rápido, gratuito e sigiloso!
“Não Fique na dúvida…Fique Sabendo”. Uma mobilização de incentivo ao teste de HIV. Fazer o teste é uma atitude que mostra como você se preocupa com a sua saúde!

Estimativas do Ministério da Saúde indicam que existem hoje, no Brasil, cerca de 630 mil pessoas vivendo com o HIV, o vírus da AIDS. Dessas, 255 mil nunca teriam feito o teste e por isso não conhecem sua sorologia. Do ponto de vista epidemiológico, o diagnóstico é fundamental para o controle da epidemia.

Por que você deve fazer o teste? 

Saber se tem o HIV precocemente permite começar o tratamento no momento certo e ter uma melhor qualidade de vida. O teste de AIDS é gratuito, sigiloso e um direito seu!

Como Fazer os Testes Rápidos?
Os testes rápidos são realizados a partir da coleta de uma gota de sangue da ponta do dedo que detecta os anticorpos contra o HIV em um tempo inferior a 3  minutos. O sangue é colocado em um dispositivo de testagem. Para chegar ao resultado, o profissional que o realiza segue um fluxo determinado cientificamente. Se o resultado for negativo, o diagnóstico é fechado. Em caso de resultado positivo, é feito outro teste para confirmação. Assim, o resultado tem a mesma confiabilidade dos exames convencionais e não há necessidade de repetição em laboratório.

O processo completo consiste na coleta de sangue e no aconselhamento antes e depois do teste. Distribuído gratuitamente para serviços de saúde da rede pública, é utilizado na maior parte das ações do Fique Sabendo, principalmente pela agilidade e praticidade.

Onde Fazer?
Os testes para detectar o vírus HIV e/ou sífilis estão disponíveis  na Unidade Básica de Saúde de Pimenteiras. Ao receberem o resultado, os pacientes passam por um processo de aconselhamento, feito de forma cuidadosa, com o objetivo de facilitar a interpretação do resultado pelo paciente.

Além dos testes, técnicos da secretaria municipal de saúde também distribuirão preservativos e material educativo relativo à prevenção à Aids e sífilis.

“A Campanha faz parte das Ações Estratégicas de Saúde para o Festival de Praia 2013 realizadas através da Vigilância em Saúde”, destacou Elizane.

[tabs]
[tab title=”Rondônia Em Pauta”]

Autor: Wilmer G. Borges

Fonte: Hojerondonia.com

[/tab]
[/tabs]

[print-me]

Leave A Comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Informações para contato

Mobile: (69) 9 9929-6909

Web: rondoniaempauta.com.br