Professor da UNIR requer curso de Medicina e Odontologia ao senador Acir Gurgacz

2013-04-26T16:14:00+00:0026 abril, 2013|

Também foram solicitados uma Rádio Universitária e um auditório para colação de grau.

[dropcap]O[/dropcap] senador Acir Gurgacz, acompanhado do prefeito José Luiz Rover visitou o Campus de Vilhena da UNIR na manhã desta sexta-feira, 26, às 10h30.

[pullquote]Curso de Medicina é indispensável para solucionar a demanda por médicos que Vilhena e região necessitam[/pullquote]

O senador e comitiva foram recepcionados pelo professor Francisco Emmanoel Silveira e a Chefe do Departamento da CIE (Ciências da Educação) professora Loidi Lorenzi da Silva em representação da comunidade acadêmica da UNIR. Acir visitou as instalações da universidade, os pavilhões de Pedagogia, Letras, Jornalismo, Administração e Ciências Contábeis, salas de projetos e laboratório de matemática. Além dos cinco cursos mencionados a UNIR oferece o curso a distância de Biologia.

Senador aproveitou para medir a pressão numa campanha de saúde feita na UNIR

Senador aproveitou para medir a pressão numa campanha de saúde feita na UNIR

“Temos o UAB (Universidade Aberta do Brasil), através dele temos em Chupinguaia seis cursos na área de Letras, Pedagogia e Administração Pública em parceria com o prefeito Vanderlei Palhares. Os professores vão daqui para Chupinguaia ministrar as aulas”, explicou o professor Emmanoel.

Já nas instalações da Biblioteca, a professora Loidi Lorenzi explicou que é necessário atualizar os livros da biblioteca. Umas das dificuldades é que não é possível adquirir apenas um, mas de cinco a dez pela grande quantidade de alunos que geralmente os usam simultaneamente, isso onera a aquisição dos livros.

DSCN0622No miniauditório da UNIR o professor Emmanoel explicou que no ano passado ele foi o relator de uma solicitação à Câmara dos Vereadores para vinda do curso de Medicina e de Odontologia para a UNIR de Vilhena. “Eu gostaria que o senhor nos apoiasse para a vinda desse curso de Medicina, uma extensão do curso de Porto Velho aqui em Vilhena. Visto que vamos atender a região do Cone Sul”, solicitou Emmanoel Silveira ao senador.

“Estivemos na Câmara de Vereadores com o prefeito e os vereadores conversando sobre a saúde pública em Vilhena. Eu disse que a solução para a saúde é trazer o curso de medicina para Vilhena, esta é a saída, e vejo que é uma necessidade muito grande ter este curso aqui. O que puder fazer para tornar isso realidade pode contar comigo, me diga o que devo fazer, fiquem à vontade e eu fico a disposição. Quero ver Vilhena com o curso de Medicina aqui na UNIR”, respondeu Gurgacz.

Rover destacou que já conversou, em muitas ocasiões, com o senador para viabilizar a implantação do curso de Medicina na cidade. É uma luta, aqui já é dada sustentabilidade para os jovens  do curso de Porto Velho que vêm a Vilhena fazer residência no Hospital Regional se preparando para serem médicos, atuando na medicina.

Emmanoel parabenizou Rover pelo seu comprometimento em trazer o curso de medicina a Vilhena: “Apesar de ter passado por uma campanha política, em nenhum momento ele usou o assunto para se promover”.

Biblioteca da UNIR

Biblioteca da UNIR

A professora Loidi Lorenzi pediu um auditório para atender a comunidade. “Todo ano a gente tem que fazer uma formatura, uma colação de grau e não temos onde acomodar os alunos e as famílias. Temos que sair peregrinando para fora da faculdade. Para nós é imprescindível um auditório que venha acolher a necessidade. Esse projeto já foi solicitado várias vezes”, explicou Leidi Lorenzi, acrescentado que há muito espaço para fazer novos prédios na instituição.

O senador se comprometeu em trazer o recurso para Vilhena. “A emenda do auditório pode ficar no entorno de R$1,5 milhão para 400 pessoas, podendo ser empenhado este ano para entrar no orçamento do ano vindouro”, acrescentou Rover.

Prefeito Rover, professor Emanoel, senador Acir e professora Loidi Lorenzi da Silva

Prefeito Rover, professor Emanoel, senador Acir e professora Loidi Lorenzi da Silva

O professor Emmanoel aproveitou para fazer mais um pedido, desta vez para o curso de Jornalismo, trazer uma Rádio Universitária. “Toda a parte da teoria fica aqui. Eles vão à prática só quando eles já são profissionais. Por isso acho interessante a possibilidade de trazer uma Rádio Universitária para, além de fazer trabalhar a parte teórica e prática, garantir serviços para a população vilhenense”, afirmou Emmanoel.

Acir solicitou para dar entrada, o projeto da Rádio Universitária, no Ministério das Comunicações, que ele se encarregará de acompanhar o processo e fazê-lo tramitar com rapidez. Ele ressaltou que conhece o ministro Paulo Bernardo com quem mantém um relacionamento muito estreito.

“Temos muitos projetos principalmente na área linguística trazendo muitos benefícios para nossa comunidade, porém nenhum deles é financiado pelo MEC. São pesquisas que a faculdade faz e o professor autofinancia os projetos e pesquisas de campo”, reivindicou Emmanoel.

[tabs]
[tab title=”Rondônia em pauta”]Autor e fotos: Hernán Lagos[/tab]
[/tabs]

Leave A Comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Informações para contato

Mobile: (69) 9 9929-6909

Web: rondoniaempauta.com.br