SELL: Alunos de escolas vilhenenses participam de bate-papo com escritor renomado

2013-10-03T09:22:34+00:0003 outubro, 2013|

Oscar Nakasato respondeu a dezenas de perguntas sobre literatura feitas pelos estudantes.

Oscar Nakasato

Oscar Nakasato

[dropcap]O[/dropcap] primeiro dia de programação do XVIII Sell (Seminário de Estudos Linguísticos e Literários) foi movimentado. As atividades ocorreram simultaneamente na Unir (Universidade Federal de Rondônia) e na Galeria Mirage, onde, no período da tarde, cerca de 300 estudantes de escolas públicas e particulares de Vilhena participaram da oficina “Conversa com o escritor”. O convidado especial foi o romancista paranaense Oscar Nakasato, vencedor do prêmio Jabuti de melhor romance de 2012 pela obra Nihonjin. O bate-papo durou mais de uma hora e teve como principal finalidade incentivar o hábito da leitura, tal como aguçar a criatividade literária dos jovens participantes.

Nakasato respondeu a dezenas de perguntas sobre Literatura feitas pelos estudantes e ainda destacou a iniciativa do Sell em promover o encontro. “Nunca vi um evento deste tipo que abrisse espaço para alunos do ensino fundamental”, disse.

Jacinto de Souza - Professor - Álvares de Azevedo

Jacinto de Souza – Professor – Álvares de Azevedo

O professor de Língua Portuguesa Jacinto de Souza ministra aulas na Escola Álvares de Azevedo e acredita que através do contato com Nakasato, os alunos ficarão mais motivados. “Hoje em dia, com tantos mecanismos, percebemos uma certa dificuldade e até mesmo falta de interesse dos alunos na leitura. Um evento como este cria uma nova perspectiva, desperta o interesse”, opinou.

Maria Aparecida Campana - Professora - Marcos Donadon

Maria Aparecida Campana – Professora – Marcos Donadon

Professora de Língua Portuguesa na escola Marcos Donadon, Maria Aparecida Campana vê no bate-papo uma maneira não só de despertar o gosto pela leitura e escrita nos alunos, mas também auxiliar na formação crítica dos mesmos. “É uma grande novidade. Eles nunca tiveram contato com um escritor antes”, acrescentou.

Eduardo Tavares - Estudante do ensino médio

Eduardo Tavares – Estudante do ensino médio

Eduardo Tavares cursa o 2° ano do Ensino Médio no Sesi e, mesmo admitindo não gostar muito de ler, pretende começar a se dedicar mais a esta arte já nos próximos dias, começando pelo livro do próprio Nakasato. “Este escritor é muito bom, fizemos a leitura de uma parte do livro dele em sala, Nihonjin, e é excepcional, quero ler a obra por inteiro”, comentou.

[tabs]
[tab title=”Rondônia Em Pauta”]Por Priciele Venturini[/tab]
[/tabs]

[print-me]

Leave A Comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.