Unir/Vilhena vai realizar o XVIII SELL

2013-08-12T09:18:21+00:0012 agosto, 2013|

Os organizadores esperam levar ao evento pelo menos 400 participantes, que terão acesso aos trabalhos dos principais nomes da literatura e da lingüística brasileiras

Unir---Vilhena[dropcap]O[/dropcap] Departamento de Estudos Linguísticos e Literários (DELL) da Unir – Universidade Federal de Rondônia – campus de Vilhena vai realizar, de 02 a 04 de outubro, o XVIII SELL – Seminário de Estudos Linguísticos e Literários. O evento, que deve contar com a participação de 400 pessoas, tem por objetivo apresentar à comunidade acadêmica e interessados em geral as investigações que se realizam sobre temas que contribuem para o debate sobre os estudos da linguagem, das artes e da cultura, além de valorizar a cultura da especialização acadêmica na região norte do país.

Esta será a 18ª edição do evento, que foi criado em 1984 pelo professor-doutor Osvaldo Copertino Duarte, do DELL/Unir/Vilhena, e foi realizado pela primeira vez em 1995. “O SELL caracteriza-se como uma atividade de extensão e tem como finalidade propiciar à comunidade científica de letras e áreas afins um fórum de debates e espaço adequado à apresentação de conferências, seminários, painéis, minicursos, mesas redondas e comunicações de cunho científico”, explicou o docente.

Como o próprio nome indica, são duas as matrizes do evento: de um lado, discussões acerca da Linguística e seus desmembramentos e, de outro,discussões referentes à literatura e seus correlatos. Dá-se também importância, a fim de atender o anseio formativo de professores da rede pública, às relações acerca desses temas (letras e linguística) com o exercício do magistério e com a área de Educação. De modo mais específico, o objetivo é movimentar o debate acadêmico-científico entre alunos e professores da Unir e profissionais de outras instituições, assim como instrumentalizar profissionais nas áreas acima referidas e ampliar a formação cultural do público geral.

Para a professora do DELL/Unir/Vilhena, Gilda Marchetto, da comissão organizadora do XVIII SELL, “o SELL é um evento regional, de caráter pluritemático. Desde a sua primeira edição, já realizou cerca de 250 minicursos, 800 sessões de comunicação, dezenas de mesas-redondas, conferências, etc. e ajudou a criar as condições para que fossem instalados, em Vilhena, um MINTER (mestrado interinstitucionais entre a Unir e a Unesp) e um DINTER (doutorado interinstitucional também entre as duas instituições), além de cursos de mestrado em Letras na Unir”

Em 17 anos, o SELL já recebeu os principais nomes da Linguística e das Letras no Brasil: João Wanderley Geraldi, Sírio Possenti, José Luiz Fiorin, Carlos Alberto Faraco, Clélia Jubran, Bruno F. Bassetto,Raquel SalekFiad, Leonor Scliar-Cabral, Nelly Novaes Coelho, Maria Antonieta Cunha, Aguinaldo José Gonçalves, Antonio Dimas, entre muitos outros. Nos últimos anos, tem contado também com a participação de escritores como Marçal Aquino, Ricardo Azevedo, Fanny Abramovich, André Carneiro, Luís Camargo, CristovãoTezza, entre muitos outros.

Com a presença dos escritores, a organização do SELL criou uma sessão chamada “Conversa com o escritor”, que reúne anualmente entre 300 e 500 alunos e professores da rede pública de ensino. O evento tem como público alvo estudantes, pesquisadores e profissionais das áreas de letras, literatura, comunicação e educação.

Para este ano são esperados os seguintes palestrantes: Dra. Célia Maria Domingues da Rocha Reis (UFMT); Profa. Dra. RhinaLandos Martinez André (USP); Prof. Dr. Eduardo Kokubun (Pró-reitor de Pós-Graduação/UNESP); Dra. Cláudia Maria Ceneviva Nigro (IBILCE), Rejane Zilles (Cineasta), Profª. Drª. Norma Wimmer (Unesp), Dr. Fábio Lucas (Ensaísta e crítico literário), Profa. Dra. Lúcia Granja (IBILCE); Ricardo de Carvalho Duarte – Chacal (Escritor, Compositor, roteirista), Profª. Drª  GiséleManganelli Fernandes (Unesp), Prof. Dr. Eduardo de Faria Coutinho (UFRJ), Prof. Dr. Aguinaldo José Gonçalves (UNESP), Oscar Nakasato (Romansistaganhador do Prêmio Jabuti 2012); Marcos Bagno (unB), entre outros.

            A organização do evento informa ainda que estão confirmados os seguintes mini-cursos e oficinas: Estética e literatura em Nietzsche– Profa. Dra. Heloísa Helena Siqueira Correia (Unir/PV);Os professores e o ensinar literatura – Profa. Maria do Socorro Gomes Torres (Unir/VHA); Literatura e pintura no contexto da sala de aula: abordagens transdisciplinares – Profª Walmira Sodré Austríaco Moraes (Unir/Dinter-Unesp); Pelos Caminhos da MPB: Uma fruição do Poético – Profª Ana Carolina Lopes Costa (Unir/Dinter-Unesp); O espaço na obra de Milton Hatoum sob a perspectiva da filologia política – Fátima Varela (SEDUC/RO); Entre versos e música – poesia e música contemporânea – Mestranda Dariete Cruz Gomes Saldanha (Unir);A aprendizagem clandestina nos contos de J. J. Veiga – Profª – Marcia Machado de Lima (Unir/PV); O signo poético da modernidade: pretensões teóricas – Prof. Rômulo Giácome de Oliveira Fernandes (UNESC – Cacoal); As Tensões Dialéticas e as Minúcias relevantes na construção da Célula Dramática no Conto – Edinaldo Flauzino de Matos (SEMED-VHA/Unir); Dante Alighieri e Sandro Botticelli – as iluminações plásticas na Divina Comédia – Prof. Dr. Aguinaldo José Gonçalves (UNESP);Modernismo: a nação nas obras de Oswald de Andrade – Prof. Oswaldo Gomes Oliveira (Unir/VHA);Poesia e hipertexto em Arnaldo Antunes – Prof. Dr. Rubens Vaz Cavalcante (Unir/PV);Literatura de Afrodescendentes – Profa. Dra. Cláudia Maria Ceneviva Nigro(Unesp); entre outros.

[tabs]
[tab title=”Rondônia Em Pauta”]Assessoria[/tab]
[/tabs]

[print-me]

Leave A Comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Informações para contato

Mobile: (69) 9 9929-6909

Web: rondoniaempauta.com.br