Volumes doados são destinados à Biblioteca Municipal Monteiro Lobato

A Fundação Cultural de Vilhena (FCV), responsável pela Biblioteca Pública Municipal Monteiro Lobato, recebeu doações de livros reentemente e reforça neste mês a campanha para aumentar o acervo da entidade. É muito fácil doar: basta levar os livros até a FCV, localizada na esquina da avenida Presidente Nasser com a Tancredo Neves, n° 3845, no bairro Jardim América, próximo à Prefeitura. São aceitos livros de literatura adulta e infantil, bem como temas relacionados à Arte.

No último ano, após algumas publicações nas redes sociais, a Fundação angariou mais de 500 livros doados. Destes, 104 ainda estão sendo classificados e se encontram na FCV para serem encaminhados à biblioteca.

Neste sentido, a Fundação procura conscientizar também a população para devolver os livros que têm prazo de devolução já expirado, sendo que alguns estão há vários meses com o leitor. A fim de contar com a colaboração, neste primeiro momento a Fundação não aplicará nenhuma punição, e vai receber o livro na biblioteca, de segunda à sexta-feira, das 7h às 12h30.

No entanto, a direção da biblioteca lembra que os “atrasadinhos” podem ser punidos com a proibição de emprestar livros da entidade e também cobrados a ressarcir a biblioteca com um livro igual ao que foi perdido ou extraviado. Há cerca de 12 mil livros na entidade, no entanto mais de cem foram emprestados e estão com o prazo de devolução expirado. Em face disso, a Fundação anunciou nesta semana que fará uma nova rodada de cobranças para devolução.

Para a presidente da FCV, Kátia Valléria, a participação da população em melhorias no bem público é de extrema importância. “A doação de livros é um ato nobre, pois nem sempre nós temos como adquirir exemplares de valor histórico, por exemplo. Recebemos recentemente a doação de um exemplar ‘Dom Quixote’ que é uma raridade na Literatura e com isso proporcionamos acesso ao público a uma leitura de qualidade. Pedimos que todos usem os livros com sabedoria e zelo”, explica Kátia.

A biblioteca recebe diariamente jovens e adultos, de idade entre 25 a 60 anos, especialmente concurseiros que buscam novos conhecimentos. Para usufruir dos livros é necessário realizar um cadastro, levando documentos de identificação pessoal e comprovante de residência. A Biblioteca Pública Municipal Monteiro Lobato fica localizada na Praça Nossa Senhora Aparecida, no Centro.

Semcom