Em sessão ordinária realizada na manhã da última quarta-feira, 23, a Câmara Municipal aprovou, por unanimidade, Projeto de Lei 4.567/2015, que institui a Semana de Conscientização e Proteção dos Direitos dos animais em Vilhena.

MARIA-JOSE-DA-FARMACIA[dropcap]A[/dropcap]utoria da vereadora Maria José da Farmácia (PDT), o projeto estabelece campanhas educativas no município, através de palestras, campanhas de adoção na semana do dia 04 de outubro, quando é comemorado o Dia Internacional do Animal.

A campanha ficará sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e Vigilância Sanitária, e vai contar com parceria de clínicas veterinárias e cuidadores de animais voluntários, passando a integrar o Calendário Oficial de Eventos do Município. Ainda, o município poderá realizar parceria com a iniciativa privada.

Maria José explicou que apresentou o projeto em função da falta de um Centro de Zoonose em Vilhena, visando minimizar o abandono, maus tratos e negligência aos quais muitos animais têm sido submetidos. “A principal intenção da campanha é conscientizar a população sobre os cuidados dos animais, para que os mesmos sejam respeitados, adotados e cuidados de maneira digna. O objetivo do projeto, entretanto, é a conscientização de que o nosso dever é cuidar, zelar e proteger nossos animais. Dever esse claramente colocado na nossa Carta Magna”, explicou a vereadora.

Maria José comentou que projeto semelhante já existe no município de Rio das Ostras, no Estado do Rio de Janeiro. Nesse município, o prefeito criou a “Feira de Adoção”, um trabalho feito em escolas e órgãos públicos que trouxe resultados eficientes nos cuidados dos animais. “A meta principal é a união entre o município e a sociedade civil, para a construção de uma sociedade mais justa, não só para os homens, mas também para os animais”, finalizou.

Assessoria