A Justiça Eleitoral iniciou o cadastramento biométrico dos eleitores do município de Vilhena.

O procedimento teve início no dia 4 de julho e vai até 31 de outubro. A biometria é um procedimento tecnológico que permite verificar, identificar e reconhecer uma pessoa por meio de suas impressões digitais, sendo elas únicas, prevenindo qualquer tipo de fraude.

O técnico judiciário, José Pasdiora Junior, um dos coordenadores da ação, informou que o recadastramento é obrigatório para todos os eleitores do município.

Entretanto, alertou para algumas implicações para quem não realizar o procedimento dentro do período estipulado pela Justiça Eleitoral. “Infelizmente, nesse caso, o eleitor terá seu título eleitoral cancelado, impedido de receber aposentadoria ou pensão paga pelo governo federal, tomar posse em cargo público, efetivar matricula em instituição de ensino superior, obter passaporte e CPF, além de que poderá pagar multa à justiça”, disse.

Com relação ao numero de atendimentos aos eleitores, José garantiu que está dentro do esperado. Em um mês, 27% do atendimento do eleitorado já foi realizado, sendo, em média, entre 800 a 900 pessoas por dia.

A prefeitura de Vilhena apoia a ação e empenha esforços no sentido de contribuir para que os eleitores participem. “Queremos que a população participe deste momento importante para Vilhena”, disse a prefeita Rosani Donadon, nesta terça-feira, 8, durante a assinatura do reinício das obras na escola próxima ao IESA.

Os documentos necessários para a realização do cadastramento são: documento pessoal (com foto), comprovante de residência no nome da pessoa (se o eleitor estiver morando de aluguel, poderá comprovar através do contrato do imóvel), título de Eleitor (será recolhido o antigo e entregue o novo no local).

O atendimento, que em média demora menos de 1 hora, conta com 28 guichês. O horário de atendimento é das 08h às 17h, na biblioteca municipal Monteiro Lobato, localizada na Avenida Major Amarante, na Praça Nossa senhora Aparecida, no centro da cidade de Vilhena.

Semcom