Compostagem orgânica, coleta seletiva e Projeto “Adote um copo” foram apresentados durante palestra

O Serviço Autônomo de Águas e Esgotos (Saae) retomou o ciclo de palestras neste mês de abril, revelando à comunidade detalhes sobre conscientização ambiental e projetos desenvolvidos pela autarquia que visam reduzir a quantidade de lixo produzido em Vilhena enviado diariamente ao aterro sanitário.

Associações, corporações militares, escolas estaduais, faculdades e ongs receberam nesta última semana a palestra sobre projetos desenvolvidos pelo Saae.

Entre os projetos apresentados pelo órgão, destaca-se a separação correta dos Resíduos Sólidos (lixo), que contempla a Coleta Seletiva e a Compostagem Orgânica. Com a triagem correta dos resíduos, é possível gerar emprego e renda para cerca de 40 famílias que trabalham em duas cooperativas de reciclagem fomentadas pelo órgão.

Já o projeto de Compostagem Orgânica, parte do Projeto Técnico Socioambiental de Implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário, através da Caixa e do Ministério das Cidades, tem por objetivo difundir conhecimento sobre educação e conscientização ambiental, estimulando a prática de hábitos saudáveis e sustentáveis no dia-a-dia da comunidade, com a distribuição de composteiras com minhocas para as instituições de ensino.

“Funciona da seguinte forma: o ‘lixo’ compostável, cascas e restos de alimentos, sem açúcar e sem óleo, pode ser depositado na composteira, onde as minhocas fazem o trabalho duro, transformando os alimentos em um poderoso adubo orgânico”, comentou Sueli Magalhães, palestrante e diretora do departamento de projetos da autarquia.

Além disso, Sueli também apresentou o projeto “Adote um Copo”, que visa diminuir custos com os copos descartáveis comuns e gerar menor impacto no Meio Ambiente. A ideia consiste em substituir os copos descartáveis por copos permanentes, canecas, ou xícaras. Várias entidades e secretarias da Prefeitura participam do movimento em prol de reduzir no cotidiano as ações que prejudicam o Meio Ambiente.

Semcom / Saae