Estão presentes os representantes dos municípios de Colorado, Cerejeiras, Corumbiara, Chupinguaia, Pimenteiras D’Oeste e Cabixi

Estão presentes os representantes dos municípios de Colorado, Cerejeiras, Corumbiara, Chupinguaia, Pimenteiras D’Oeste e Cabixi

[dropcap]A[/dropcap]contece hoje, 05 de abril, o encerramento da 1ª Formação com os Orientadores do PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa). Com carga horária de 40 horas, a formação iniciou no dia 01 de abril no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

[pullquote]Segundo o secretário de educação, José Arrigo, Vilhena foi escolhida como município pólo e atenderá mensalmente representantes dos municípios de Colorado, Cerejeiras, Corumbiara, Chupinguaia, Pimenteiras D’Oeste e Cabixi.[/pullquote]

As ações do Pacto são um conjunto integrado de ações, materiais e referências curriculares e pedagógicas que serão disponibilizados pelo MEC e que contribuem para a alfabetização/letramento e Matemática, tendo como eixo principal a formação continuada dos professores alfabetizadores.

Para o prefeito Zé Rover essa formação contribui para a melhoria na educação, “acredito que o fortalecimento dos professores, é uma das grandes estratégias na melhoria da qualidade de ensino, beneficiando principalmente os alunos, ressaltou.

O curso tem enfoque sobre os planos de aula, as seqüências didáticas e a avaliação diagnóstica, onde se faz um mapeamento das habilidades e competências de cada aluno, visando traçar estratégias que permitam ao aluno aprender efetivamente.

O PACTO:

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos Federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano no Ensino Fundamental.

De acordo com a coordenadora municipal do Pacto, Keila Barroso, para os professores alfabetizadores (1º, 2º e 3º ano) o curso é presencial, com duração de 2 anos. Já os orientadores de estudo serão contemplados com 200 horas de formação ministradas pela formadora Milena Magalhães e a Supervisora Lilian Reichert Coelho da Universidade Federal de Rondônia – Campus Vilhena. “Cada professor alfabetizador receberá uma bolsa de estudo originária do MEC, no valor de R$ 200 mensais para participarem da formação do Pacto”, complementou.

O município de Vilhena fez a adesão no mês de outubro de 2012 e possui 103 professores alfabetizadores cadastrados no Senso Escolar 2012 que participarão da formação, sendo que, esse número sofrerá alterações devido aos novos professores do processo seletivo e não fazerem parte do senso escolar. Para atender o número de professores foram cadastrados 04 Orientadores de Estudo: Deusodete Rita Aimi, Marinalva do Vale, Amanda Espíndula Areval e Wanderley Ricardo Campos, além da coordenadora municipal do Pacto Keila Barroso.

[tabs]
[tab title=”Rondônia em pauta”]Assessoria[/tab]
[/tabs]