Calcário é  produzido pela Companhia de Mineração de Rondônia, em Pimenta Bueno

Calcário é produzido pela Companhia de Mineração de Rondônia, em Pimenta Bueno

A Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), usando seus três caminhões bi-trem, transportou e entregou, a custo zero, 5.946,4 toneladas de calcário produzidas na usina da Companhia de Mineração de Rondônia (CMR) em Espigão do Oeste. Produtores, associações e cooperativas rurais de 32 municípios receberam gratuitamente o insumo entre os meses de fevereiro e dezembro de 2015.

Os três caminhões bi-trem da Seagri realizaram mais de 180 viagens entre a usina de calcário da CMR e os mais de 1.900 pequenos produtores da agricultura familiar e associações rurais localizados em todos os cantos de Rondônia.

Levamos muito a sério o agronegócio familiar, pois sabemos que ele é responsável por mais de 82% de toda a produção do Estado. Em 2014 transportamos e entregamos mais de 5 mil toneladas de calcário; no ano passado, entre fevereiro e dezembro, subimos para perto de 6 mil toneladas e neste ano de 2016 queremos dobrar a entrega, pois estamos trabalhando para formalizar um registro de preço de transporte que permitirá este incremento”, afirmou o secretário da Seagri, Evandro Padovani.

O insumo, assim como aconteceu nos anos anteriores, este ano pode ser solicitado por prefeituras, entidades de classe, associações e cooperativas rurais e emendas de parlamentares, junto à Seagri. Padovani diz que “esta ação direta reduz o tempo de tramitação das solicitações e consequentemente o transporte da usina até o produtor, permitindo que a correção do solo seja feita em tempo hábil para a realização do plantio, respeitando os ditames da natureza para a safra de cada produto”, finalizou.

Fonte
Texto: Marco Aurélio Anconi
Fotos: Ésio Mendes
Secom – Governo de Rondônia