Opinião: a onda de protestos vai trazer benefícios para Rondônia?

2013-06-22T12:28:26+00:0022 junho, 2013|

A onda de manifestações que começou numa capital brasileira distante chegou até o nosso estado. Aqui, os protestos ganharam causas específicas. Entre críticas e aprovações, falta saber os benefícios que esta revolta popular possa trazer para a nossa realidade.

IMG_2591[dropcap]A[/dropcap] nação inteira vive atualmente uma onda de protestos. Começou como um movimento pela redução da tarifa de transporte público na cidade de São Paulo e se espalhou pelo resto do país abarcando uma infinidade de cidades e com uma variedade de reivindicações.

É evidente que, no meio da multidão de manifestantes, existem os vândalos. Mas quem tem o direito de levantar crítica a este movimento genuinamente popular apenas por causa de uma porção de joio que se encontra no meio?

Quem tem dignidade o suficiente para condenar os protestos sociais em que a nação passa? A mídia, que está amarrada aos acordos comerciais e políticos? Os políticos, que estão presos em alianças e segredos? As igrejas, que estão imersas em escândalos e superficialidade? Não há ninguém correto o suficiente para dizer que os manifestantes estão errados.

Os cientistas sociais tentam explicar as manifestações. Segundo estes pensadores, há uma diferença entre revolta e revolução. A revolta é apenas uma manifestação passageira, sem grandes mudanças sociais. A revolução, ao contrário, é mais consistente e duradoura, causando transformações nas estruturas sociais de uma nação.

Tudo indica que os protestos que estamos presenciando não seja uma revolução no mais profundo do termo. Mas vai causar mudanças nas estruturas sociais brasileiras, sim, embora seja mudanças que chegarão em longo prazo.

Como quase tudo o que ocorre no Brasil, os protestos também chagaram à Rondônia. Aqui os protestos ganham pautas próprias. Em cidades menores, as manifestações apontam para problemas específicos das estruturas sociais, políticas e econômicas dos municípios.

Porto Velho, a capital, teve esta semana a maior manifestação em praça pública de toda a centenária história do município.

A população de Rondônia tem motivos específicos, “genuinamente rondonienses”, para protestar.

Eis alguns. Rondônia é o único estado do país que teve dois presidentes da Assembleia Legislativa presos pela polícia. Os ex-deputados Carlão de Oliveira, do PSDB e Valter Araújo, do PTB, saíram do gabinete para a cadeia.

Somos também os campeões em desfalques com cifras milionárias. Os casos de corrupção descobertos em Rondônia atingiram a casa de seis dígitos.

Temos também a única capital onde um prefeito sai da prefeitura para ir direto para a prisão. O ex-prefeito de Porto Velho, Roberto Sobrinho, do PT, acabou sendo preso acusado de crime administrativo.

Somos um estado em que um reitor da única universidade pública e federal que temos teve de renunciar em uma onda de escândalos. O então reitor Januário Amaral foi praticamente expulso da Universidade Federal de Rondônia, a Unir.

Quais as mudanças que estes protestos trarão para o nosso estado? Em que aspecto os assuntos públicos de Rondônia serão beneficiados com a onda de revolta que chegou até aqui?

A resposta, por se tratar do futuro, ainda não está tão clara.

Mas duas coisas são certas. Primeiro, vai haver, sim, transformações positivas no nosso estado. E, segundo, como em todas as revoltas e revoluções, os verdadeiros benefícios ficarão para as próximas gerações.

[tabs]
[tab title=”Rondônia Em Pauta”]Por Rildo Costa[/tab]
[/tabs]

[print-me]

Um comentario

  1. Georges 22 junho, 2013 at 1:39 pm

    Qualquer resultado que vier sera positivo. Assim que pararmos de se comportar como gado e começarmos a questionar o governo ja sera uma resposta positiva!! To cansado de ver político em Rondonia “liberando verbas” como se fosse um caso extraordinario. Estao cumprindo e seu dever e sao extremamente bem pagos para fazerem isso. Politicos de Rondonia que a justica simplesmente nao consegue prender por causa de tecnicalidade do nosso falido sistema judiciário. Por isso afirmo que qualquer manifestacao a favor de mudancas e e tera benefícios positivos. Isso e um exercicio de democracia acima de tudo!

Leave A Comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Informações para contato

Mobile: (69) 9 9929-6909

Web: rondoniaempauta.com.br