Com votos de até vereadores aliados, Prefeita Sonia e Secretário de Educação são afastados do cargo

prefeita-sonia-e-afastada-com-12-votos345x230_40362aicitono_19tg7vtc8m4qk4vdliglac0oaEm votação realizada nesta segunda feira (24), a Câmara Municipal de Vereadores da cidade de Jaru, afastou do cargo, com 12 votos a 03, a Prefeita Sonia Cordeiro do (PT) e o Secretário Municipal de Educação, Leomar Lopes.

Os investigados são acusados de adulterar clausula do TAC do transporte escolar, suposto crime que também resulta em uma ação Civil Pública, ajuizada pelo Ministério Público de Rondônia.

Sob a presença de um auditório lotado, o vereador José Augusto, presidente da Comissão Especial, que apura a suposta irregularidade, fez a leitura do relatório de 12 páginas, o qual concluiu que houve sim, com base em provas inequívocas, a adulteração do documento do MP.

Baseados em artigos tipificados em lei, o presidente da comissão, José Augusto, pontuou que o crime eventualmente cometido pelos gestores públicos, irrestritamente seriam puníveis de no mínimo afastamento do cargo por 90 dias para apuração da Comissão Processante, instaurada por unanimidade naquela sessão.

Mediante provas e argumentos apresentados, vereadores tidos como fieis e aliados da prefeita, começaram a se manifestar favoráveis ao afastamento para a viabilização da investigação.

Os vereadores petistas como Prof. Eveldo Cilestrino, chegou a dizer que apesar da falsificação do documento do MP, não houve dano aos cofres públicos, já Josemar da 34, preferiu atacar o relatório apontando possíveis inconformidades. Em uso da palavra José Augusto, deixou claro que não houve qualquer cunho pessoal, apenas foi seguida a constituição e a lei, e que o vereador Josemar estaria contestando a lei orgânica que prevê afastamento do Gestor Público em caso de improbidade.

Após os debates, foi colocado em votação o afastamento da Prefeita Sonia Cordeiro (PT) e o Secretário Municipal de Educação Leomar Lopes.

O primeiro voto pelo afastamento foi do vereador Tonhão que foi aplaudido de pé pelos populares presentes, os quais também se manifestaram nos votos do vereador Edimilson e Eneir, considerados aliados à prefeita Sonia. Junto com eles também votaram favoráveis ao afastamento, José Augusto, José Claudio (Amarelinho) Moises da Manaim, Clovis Morali, Jeverson Lima, Cassia dos Santos e Rose Capelini. Contrario ao afastamento votaram apenas os três vereadores do PT, Benildo Marcio, Josemar Figueira e Evaldo Cilistrino.

Com este resultado a prefeita Sonia e o secretário Leomar Lopes, estão automaticamente afastado de seus cargos, devendo apenas serem informados da decisão.

Os afastados terão a partir de então que provar durante estes 90 dias suas inocências a Comissão Processante instaurada na Câmara, caso contrário ao decorrer deste prazo, seus mandatos serão cassados.

Após a prefeita Sonia ser citada da decisão, quem assumirá a prefeitura é o vice-prefeito Inaldo Pedro Alves.

A prefeita afastada Sonia e seu secretário serão remunerados durante este período.

Sonia e Leomar,  tentarão na  justiça o retorno ao cargo.

Prefeita Sonia é afastada do Cargo com 12 votos

Jaru Online