DSCN6867

[dropcap]A[/dropcap]conteceu hoje na manhã desta sexta-feira (27) a inauguração do Centro de Referência em Saúde da Mulher e da Criança.
O Sr. Padre Flávio e o Pastor Francis fizeram orações para iniciar a inauguração do centro,  abençoando  e agradecendo a vida de cada um presente.

O secretário adjunto da saúde Clair Rodrigues, com posse da palavra citou alguns trabalhos feitos na área da saúde como: reforma e climatização do Hospital regional de Vilhena, construção do centro de saúde no setor 12 e 19 entre outros.

Segundo o locutor Paulo Cezar Duarte, o Centro de Referência em Saúde da Mulher e da Criança, está atrasado para a população de Vilhena há mais de 15 anos. “A população de Vilhena que está recebendo esse centro neste exato momento, com certeza irá parar de sofrer”. “Esta administração vem realizando o possível e o impossível para fazer a saúde de Vilhena uma das melhores do estado de Rondônia”.

O Secretário Executivo do Estado Ronaldo Davi Alevato, representou o governador do estado Confúcio Moura, e parabenizou a todos os servidores da saúde do município de Vilhena pelo trabalho realizado e toda a imprensa pela presença nesse evento de inauguração tão esperado por todos.

O Prefeito de Vilhena José Rover, também agradeceu a imprensa e todos que estavam presentes, e disse que é uma honra inaugurar mais um investimento para o município, e a intenção desse centro é trazer uma saúde de qualidade à todas as mulheres e crianças de Vilhena e Cone Sul. Segundo Rover, para a realização do centro foi necessário um investimento de mais de 2 milhões de reais.

O Centro de Referência em saúde da Mulher e a Criança, terá serviços de uma equipe multiprofissional sendo: ginecologista, pediatra, enfermeiro, psicólogo e nutricionista, esta equipe trabalhará em estratégia a saúde da família, pois segundo Rover não adianta ter um empreendimento se não tem estrutura profissional, então é toda essa equipe que irá fazer o diferencial dentro da área da saúde no município.

Os procedimentos serão: consultas especializadas, mamografia, ultrassonografia, colposcopia, biópsia de útero e mama, pré- natal de alto risco, planejamento familiar e inserção de DIU.

O atendimento de apoio será responsável pelo peso, altura, aferição de pressão arterial, temperatura, notificação de agravos, crescimento e desenvolvimento, educação em saúde, palestras, oficinas e serviços de prontuário ao paciente.

Segundo  Rover a demora da realização do centro se deu, pois a preocupação primordial era construir um empreendimento com qualidade com todas as exigências do MEC  e do Ministério da Saúde. “Nós estamos nos preparando para um grande salto na saúde no município de Vilhena, nós fizemos o dever de casa” finaliza.

Veja algumas fotos da inauguração do Centro:


Karen Dencker
Jornalista profissional