Ações da campanha Outubro Rosa 2013 continuam durante todo o mês

2013-10-15T16:05:02+00:0015 outubro, 2013|Categories: Saúde|Tags: |

DSC01120O mês de outubro é internacionalmente o mês de combate ao câncer de mama

O mês de outubro em todos os lugares é dedicado a prevenção do câncer de mama. Em Vilhena a campanha vem ganhando força a cada ano Outubro Rosa no município de Vilhena abrange além do câncer de mama o câncer de colo de útero, ambos  tem ceifado centenas de mulheres no Brasil.

As ações seguem durante todo mês de outubro. Nessa segunda-feira 14, várias mulheres que trabalham no paço municipal e outras convidadas, estiveram no auditório da Prefeitura de Vilhena e puderam participar de uma palestra sobre câncer de mama e câncer de colo de útero.

A enfermeira e coordenadora do Gerenciamento de Programas de Estratégicos da Saúde,Fernanda Pelizza, abordou o assunto com muita clareza e sinceridade com as mulheres, ela falou sobre cuidados diários com corpo feminino.  Fernanda apresentou dados e números de caso no Brasil s e as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estádios avançados.

“O câncer de mama é segundo mais freqüente no mundo, e o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. Se diagnosticado e tratado oportunamente, o prognóstico é relativamente bom. Fernanda comentou que é relativamente raro antes dos 35 anos, mais é necessário redobrar os cuidados e atenção com qualquer alteração, ou se houver histórico familiar se torna um fator de risco para o câncer de mama, especialmente se um ou mais parentes de primeiro grau (mãe ou irmã) foram acometidas antes dos 50 anos de idade é bom ficar alerta para esses detalhes”.

Dados estatísticos revelam que o câncer de mama de caráter familiar corresponde a aproximadamente 10% do total de casos de cânceres de mama

Apoio de empresas

A campanha em Vilhena tem conquistado apoio de diversos setores, após a palestra as mulheres participaram de sorteio de brindes oferecidos pelos parceiros do Outubro Rosa em Vilhena, a diretora de vendas independente da Mary kay em Vilhena da Margarida de Oliveira e a consultora, Nilce Craco Raful, sortearam produtos da marca Texana. A maquiadora profissional Deissy Bueno e Salão Cor e Fios também contribuíram com tratamento capilar para mulheres. A Loja Daniela e Salão Vanety cooperaram com brindes para o evento.

Outros fatores de risco

Durante a palestra as mulheres puderam esclarecer dúvidas e freqüentes e tiveram oportunidade de conhecer outros fatores de risco para aparecimento do câncer de mama. A idade constitui outro importante fator de risco, havendo um aumento rápido da incidência com o aumento da idade; com a chegada da menarca precoce (idade da primeira menstruação); com menopausa tardia (instalada após os 50 anos de idade); ocorrência da primeira gravidez após os 30 anos.

Detecção Precoce

As formas mais eficazes para a detecção precoce do câncer de mama são o exame clínico e a mamografia. O Outubro rosa é acima de tudo uma campanha de prevenção e conscientização. Segundo informações do próprio Ministério da Saúde e do Inca, mulheres a partir dos 40 anos devem procurar um médico ou enfermeira treinada para realizar o exame clinico pelo menos uma vez ao ano. Já as mulheres na faixa de 50 aos 69 anos a devem realizar a mamografia com indicação médica no caso de alguma suspeita apos realizar auto-exame. Em Vilhena vamos disponibilizar nesse período 115 vagas para mamografia de acordo com indicação médica.

Exame das mamas aprenda e faça:

Sem-Título-1

Câncer de colo de útero

A enfermeira Fernanda chamou atenção das mulheres explicando que em Vilhena aproveitamos o Outubro Rosa para enfatizar também esse mal que tem ceifado muitas mulheres. Vamos oferecer coleta de preventivo no horário normal em todas as Unidades Básicas de Saúde do dia 14 a 18 de outubro. A Secretária de Saúde pensando nas mulheres que trabalham o dia todo irá oferecer preventivo em horário alternativo das 18h às 21h nas seguintes UBS: Unidade Vitalina Gentil (São José), Liro Hoesel (Cristo Rei), Afonso Mansur (Jardim Eldorado).

“Este tipo de câncer costuma apresentar crescimento lento, e ainda hoje é uma das principais causas de morte em mulheres do Brasil e do mundo. A doença pode demorar de 10 a 15 anos, entre a infecção e a aparição das células pré-neoplásicas”, enfatizou a enfermeira.

Sinais e sintomas

Existe uma fase pré-clínica (sem sintomas), conforme a doença progride os principais sintomas são, pequenos sangramentos fora do período menstrual, menstruação mais longa e volumosa que o usual; sangramento após relação sexual ou exame vaginal; dor durante a relação; sangramento após a menopausa; aumento de secreção vaginal.

Leave A Comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Informações para contato

Mobile: (69) 9 9929-6909

Web: rondoniaempauta.com.br