Órgão precisa ter mais cuidado ao informar os dados da pandemia

O número de casos suspeitos em Vilhena subiu para 9 (nove) nesta segunda-feira, 23. O número representa dois casos a mais do que havia sido registrado pelo município neste domingo, visto que o caso descartado informado pela Agevisa foi erro formal de preenchimento do formulário no sistema, conforme informações repassadas pelo Governo do Estado. Assim, Vilhena passa de 7 (sete) para 9 (nove) casos suspeitos. Não há ainda nenhum caso confirmado ou descartado no município.

A Secretaria Municipal de Saúde fez operação hoje de fiscalização e orientação no aeroporto de Vilhena, com apoio da Vigilância Sanitária, Epidemiologia, Polícia Federal e Polícia Militar, além de bombeiros civis do aeroporto. Visto que o último voo previsto para chegar em Vilhena da Azul aconteceu hoje, os 47 passageiros foram avaliados e orientados.

A Epidemiologia também fez ação durante a manhã e a noite na rodoviária do município, para conscientizar funcionários e distribuir cartazes com recomendações de isolamento para os viajantes que chegam na cidade. A Secretaria Municipal de Saúde fará triagem e acompanhamento dos passageiros no local, junto da Vigilância Sanitária, em operações durante a semana. A ação tem por objetivo estabelecer controle maior de pessoas com possibilidade de estarem contaminadas.

A partir de hoje foi disponibilizado também um telefone celular da Secretaria Municipal de Saúde para atendimento em forma de Plantão Móvel por especialistas em Saúde. O número atende por WhatsApp e também ligações: 98442-1163.

A direção do Hospital Regional de Vilhena (HRV) está providenciando mais linhas de telefone para atender a população e orientar os pacientes quanto a como proceder em caso de apresentar sintomas.

A preparação de novos leitos e aquisição de equipamentos continua intensa, mobilizando equipes de limpeza, instalação, pintura e reforma no CEV.

A Secretaria Municipal de Comunicação disponibilizou uma lista de transmissão com todas as notícias sobre o coronavírus em tempo real. Para receber as informações pelo celular basta enviar a palavra “Corona” para o WhatsApp de 3919-7081 e salvar este contato na agenda.

Número de Casos de Coronavírus (covid-19) em Vilhena

Suspeitos: 9
Descartados: 0
Confirmados: 0

Ontem e hoje a Agevisa errou e afirmou que um caso suspeito tinha dado resultado negativo.

Na data de hoje, após publicar o Boletim 11 na página oficial do Governo do Estado, a Agevisa tirou do ar a publicação.

Na manhã da terça-feira (24), a Secretaria de Comunicação do estado de Rondônia enviou o seguinte esclarecimento:

Prezados,
Por instabilidade no sistema de dados do Ministério da Saúde (REDCap),
o boletim diário com informações sobre coronavirus (Covid-19) em Rondônia,
previsto para hoje (23), foi adiado para esta terça-feira (24).

Confira as informações erradas fornecidas pela Agevisa:

Um caso suspeito de Coronavírus em Vilhena tem resultado negativo

Agevisa reafirma que há 6 casos suspeitos em Vilhena

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde
Edição: Rondônia em Pauta