imageUma das obras mais esperadas pelo setor municipal de saúde começou há poucos dias em Vilhena e está em fase adiantada. Trata-se da construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 Horas – Porte II), que está sendo levantada no setor 06. O prefeito Zé Rover tem acompanhado a obra de perto e afirmou que essa é a realização de mais um sonho da administração.

Com investimentos de R$ 2.175.956,97, verba proveniente do Governo Federal com contrapartida do município, a UPA 24 é a primeira a ser construída no Cone Sul de Rondônia. Segundo explicou Rover, a Unidade contará com diversos consultórios, sala para administração, sala de curativo, recepção, bicicletário, sala de reuniões, sala ampla de urgência sanitários públicos, serviço social, copa, refeitório,almoxarifado, observação masculina, observação feminina, lavanderia, sala para gesso. Ao todo o prédio terá 1.642,42 m².

Rover lembrou ainda que a UPA funcionará 24 horas durante todos os dias da semana, inclusive finais de semana e poderá resolver grande parte dos atendimentos de urgência e emergência, como pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame. Segundo o prefeito a intenção, é que com a UPA funcionando, o fluxo no pronto socorro do Hospital Regional Admastor Teixeira de Oliveira diminua consideravelmente, possibilitando ainda mais qualidade no atendimento de saúde em geral.

As UPAs fazem parte da Política Nacional de Urgência e Emergência, lançada pelo Ministério da Saúde em 2003, que estrutura e organiza a rede de urgência e emergência no país, com o objetivo de integrar a atenção às urgências.

Semcom