A Prefeitura de Vilhena, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, comunica à população que os exames laboratoriais que estavam sendo realizados durante o mês de julho no Hospital Regional passaram a ser feitos em novos pontos de coleta.

coleta-de-exames[dropcap]A[/dropcap] mudança, segundo o prefeito Zé Rover, é para facilitar o acesso da população aos procedimentos. “Colocando os exames disponíveis nos bairros fica mais fácil para a população e não sobrecarrega um só lugar, como ocorria com o Hospital Regional”, enfatizou.

De acordo com a Secretaria de Saúde, a coleta dos exames foi distribuída da seguinte forma: no Centro de Saúde Liro Hoesel (Cristo Rei) e no Leonardo Alves de Souza (5º BEC) a coleta será nos horários de 7h às 10h para os exames: hematologia – hemograma, coagulograma, pesquisa de malária, plaquetas, tipagem sanguínea, VHS; Bioquímicas acido úrico, amilase, bilirrubina total, bilirrubina indireta, bilirrubina direta, cálcio, CK, CK-MB colesterol total, colesterol frações, creatinina, cloreto, ferro, fósforo, fosfatase, glicose, magnésio, potássio, proteínas totais, proteínas frações, transaminases, triglicerídeos, troponina, ureia;  Imunologia – aslo, fator reumatóide, PCR, Beta HCG, VDRL; Urinálise – EAS. Parasitológico – EPF.

Hoje quem precisar desses exames deve se encaminhar nesses locais e no horário de 7h as 10h da manhã, o exame deve ser retirado no mesmo local da coleta,” destacou o Secretário de Saúde, Vivaldo Carneiro.

A Secretaria de Saúde tem tentado de todas as formas conscientizar e sensibilizar a população sobre importância de retirar os exames no tempo certo. “Quando isso não acontece temos um prejuízo enorme. Existe uma estimativa que 30% dos pacientes não voltam para buscar os resultados, isso dificulta também no processo de diagnóstico do paciente que realizou os exames, mas não voltou para buscar o resultado”, informou Vivaldo.

Além desses, a Policlínica João Luiz realiza exames de tuberculose, hanseníase, leishmaniose e outros. É bom lembrar que outros exames são realizados também no SAE/CTA. Segue abaixo a tabela e nome dos exames realizados apenas no SAE/CTA de 7h as 10h:

Dengue – Igm e MS Arbovírus
Brucelose Colinesterase Plasmática
Chagas Exantematicas
Citomegalovírus Hepatite B Biologia Molecular
Clamídia Hepatite C Molecular
Cólera HTLV
Febre Amarela Biologia Molecular
Febre Tifóide Paralisia Flácida
Hepatite A PSA Total e Livre
Herpes Raiva
Influenza A (H1N1) Raiva Animal
Rubéola Sorologia para fungos
Leptospirose Ratavírus
Meningite Leishmania visceral canina
Toxoplasmose Tuberculose – Cultura
Hepatite B teste rápido Marcadores de Hepatite B
Hepatite C teste rápido Marcadores de Hepatite C
HIV teste rápido  
Sífilis teste rápido  

[tabs]
[tab title=”Rondônia Em Pauta”]Semcom[/tab]
[/tabs]

[print-me]