Fumaça de cigarro é um risco para a saúde dos adolescentes?

2018-08-14T09:02:06+00:0014 agosto, 2018|Categories: Saúde|

Fumaça de cigarro aumentam ida de adolescentes ao pronto-socorro (Foto: RealWorkHard/Pixabay/CC0 Creative Commons)
Fumaça de cigarro aumentam ida de adolescentes ao pronto-socorro (Foto: RealWorkHard/Pixabay/CC0 Creative Commons)

Todo mundo sabe que cigarro faz mal à saúde de quem fuma. Até aí, nenhuma novidade. Todo mundo também sabe que respirar fumaça de cigarro também pode fazer mal. Mas até que ponto respirar a fumaça do cigarro pode efetivamente prejudicar a saúde dos adolescentes?

Um recente estudo publicado em uma das revistas pediátricas de maior circulação no mundo (“Pediatrics”) revelou que estar perto de fumantes pode fazer com que os adolescentes – que normalmente tem excelente saúde – sejam obrigados a fazer mais visitas aos prontos-socorros por quadros de cansaço e doenças respiratórias.

Neste estudo foram avaliados 7,4 mil adolescentes saudáveis, sem diagnóstico de asma, que não fumavam. Destes, 25% moravam com uma pessoa que fumava dentro de casa e 35% estiveram expostos à fumaça de cigarro por mais de 1 hora na última semana.

Resultado: os adolescentes expostos à fumaça do cigarro apresentaram mais episódios de cansaço e de respiração curta, maior dificuldade na prática de exercícios físicos, mais chiado durante o exercício, tosse seca à noite, maior número de visitas ao pronto-socorro e faltaram muito mais às aulas, quando comparados com os adolescentes não expostos à fumaça.

Estes dados importantes nos mostram que quem fuma deve estar ciente de que está prejudicando não apenas a sua própria saúde, mas também a saúde das pessoas queridas com quem estão cotidianamente.

Para os profissionais de saúde, este estudo aponta que muitas vezes a causa de problemas respiratórios pode estar nas pessoas com quem os pacientes convivem.

Muitos que fumam sabem que devem parar de fumar e não conseguem. Continuem tentando parar. Mas até lá, evitem fumar em ambientes fechados, perto de quaisquer pessoas.

Prejudicar conscientemente a saúde de outras pessoas deve ser das sensações mais desconfortáveis que existem.

G1

Informações para contato

Mobile: (69) 9 9929-6909

Web: rondoniaempauta.com.br