Mamógrafo de Vilhena: empresas prorrogam data de pregão e deixam população sem aparelho

2013-10-03T18:41:24+00:0003 outubro, 2013|Categories: Em foco, Saúde|Tags: , |

Empresas participantes estão protelando prazos com pedidos de esclarecimento e impugnação, enquanto isso vilhenenses ficam desprovidas do benefício.

mamografia[pullquote]O recurso da emenda parlamentar do deputado Luizinho Goebel para a compra de um Mamógrafo para atender a saúde preventiva do câncer de mama no valor de R$ 290 mil está na conta da prefeitura de Vilhena desde o dia 2 de julho de 2013.[/pullquote]

[dropcap]P[/dropcap]orém a aquisição do aparelho virou um pesadelo. O início do recebimento das propostas, marcado pela Secretaria Municipal de Saúde, iniciou às 10h do dia 30 de agosto com encerramento no dia 12 de setembro através de pregão eletrônico.

Antes de encerrar o recebimento das propostas, no dia 30 de agosto, o prazo foi prorrogado para o dia 19 de setembro (1 semana) por motivos de treinamento de curso da pregoeira.

No dia 10 de setembro, uma das empresas concorrentes, a Fujifilm, pediu esclarecimentos sobre as características do monitor do mamógrafo. No mesmo dia a Philips Medical System também pediu esclarecimentos.

Nesse intervalo a empresa Novomédica entrou com pedido de impugnação do pregão eletrônico, tendo a solicitação rejeitada.

No dia 16 de setembro a Prefeitura respondeu o pedido de esclarecimento da Fujifilm fazendo a correção requerida, protelando a licitação. A data foi modificada para o dia 1º de outubro às 8h. Seguidamente a empresa Sul Imagem pediu esclarecimentos, tendo o pedido rejeitado.

Finalmente, o que parece ser o capítulo final da novela. O pregão foi prorrogado para o dia 15 de outubro a pedido da licitante Siemens Ltda.

Enquanto isso, a mulheres do município de Vilhena que precisam do exame ficam a ver navios, pois os resultados demoram mais de um ano para serem recebidos.

O Instituto Nacional do Câncer (INCA) reforça a utilização do mamógrafo no diagnóstico precoce da doença. Segundo dados do instituto a mamografia é a radiografia da mama que permite a detecção precoce do câncer, por ser capaz de mostrar lesões em fase inicial, muito pequenas (de milímetros). É realizada em um aparelho de raio X apropriado, o mamógrafo. Nele, a mama é comprimida de forma a fornecer melhores imagens, e, portanto, melhor capacidade de diagnóstico. O desconforto provocado é discreto e suportável.

[tabs]
[tab title=”Rondônia Em Pauta”]Por Hernán Lagos[/tab]
[/tabs]

[print-me]

Leave A Comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Informações para contato

Mobile: (69) 9 9929-6909

Web: rondoniaempauta.com.br