O prefeito Zé Rover e o Secretário de Saúde, Vivaldo Carneiro, visitaram e acompanharam nesta quinta-feira, 08, os últimos preparativos para a inauguração do Alojamento Conjunto da Maternidade (Ala Rosa) que foi totalmente reestruturado para receber as novas mamães.

DSC_0348[dropcap]A[/dropcap] visita foi acompanhada por Adilson Rodrigues, diretor do Hospital Regional Adamastor Teixeira de Oliveira, que mostrou as mudanças na nova ala a ser chamada Ala Rosa. A inauguração está marcada para o dia 21 de agosto.

Rover destacou que a reforma e ampliação do Hospital Regional entra na sua terceira fase, onde uma verdadeira revolução está sendo feita na saúde pública. Com foco na humanização e no acolhimento, o Hospital Regional de Vilhena desde o ano passado passa por uma reestruturação na parte física.

Durante a visita o prefeito Rover pode verificar as mudanças na nova ala. “Nessa reforma e ampliação, as 27 enfermarias são climatizadas, banheiros adaptados para os cadeirantes, as paredes dos corredores foram pintadas com textura que dá um efeito marmorizado, sala especial para as vacinas dos recém nascidos, e algo novo que é uma Sala para educação e saúde, onde as mães receberam todas as instruções, ela será batizada com nome “Sala amor de Mãe”, explicou.

Vivaldo Carneiro, Secretário de Saúde contou que o alojamento conjunto da Maternidade foi todo planejado com carinho e dedicação para atender as mulheres vilhenenses, valorizando-as nessa fase da vida tão especial que é a chegada de mais um membro da família. “Tudo foi e tem sido planejado e estruturado com diferencial voltado para atendimento e colhimento dentro do Hospital Regional”, salientou.

A Sala Amor de Mãe possibilitará a ambientação das mamães com os filhos, e também para implantação de Procedimentos Operacionais Padrão (POP), com o objetivo de ampliar e qualificar a assistência mãe-bebê, através dos primeiros cuidados.

Segundo a Secretaria de Saúde após a aprovação do Plano Regional da Rede Cegonha, que tem como objetivo qualificar a assistência materno infantil, será dado início a ambientação do Centro Obstétrico para trazer mais conforto e condições para a mulher ter o seu parto natural e humanizado, garantindo melhor segurança e também a acomodação adequada para o acompanhante.

Não podemos nunca esquecer as parcerias para essa obra de reforma do HR do atual prefeito de Porto Velho (na época deputado federal), Mauro Nazif, que conquistou a emenda junto a Calha Norte (Ministério da Defesa do Brasil). Mauro Nazif também contribuiu em outros projetos de Vilhena, como por exemplo, a Farmácia Popular. Parte da reforma do HR também conta com recurso próprio do município.

[tabs]
[tab title=”Rondônia Em Pauta”] Semcom[/tab]
[/tabs]

[print-me]