[dropcap]O[/dropcap] prefeito Zé Rover e Secretário Municipal de Saúde, Vivaldo Carneiro receberam o diretor acadêmico geral da Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal – Facimed, Geraldo Alencar Ribeiro, para discutir a implantação do Internato de Medicina do município de Vilhena. A reunião aconteceu no gabinete do prefeito e teve como objetivo estudar a viabilidade da implantação do projeto em Vilhena.

DSC_0461[pullquote]Segundo Geraldo, a Prefeitura seria parceira oferecendo moradia e alimentação aos alunos. “O internato de medicina é realizado nos dois últimos anos do curso de graduação de medicina. O estágio envolve o acompanhamento das disciplinas básicas de saúde coletiva, clinica médica, pediatria, ginecologia, obstetrícia, cirurgia geral, onde o acadêmico fica sob supervisão direta do médico responsável pelo serviço”.[/pullquote]

Rover mencionou durante a conversa com o diretor acadêmico, que a parceria com o Hospital Regional para convênios com as faculdades de medicina para realização de estágios tem sido freqüente. “Entendemos que essa procura é importante para Vilhena, pois garante a formação de médicos em diversas áreas, como urgência, UTI, transformando o Hospital Regional em um hospital de ensino, necessário para o desenvolvimento do SUS. Essa prática traz desenvolvimento principalmente na referencia assistencial de alta complexidade, como pólos formadores de recursos humanos, proporcionando um ambiente de pesquisas, técnicas e procedimentos de saúde pública. Esse é nosso alvo para HR em Vilhena”, enfatizou.

O diretor acadêmico da Facimed, explicou que a implantação do internato corresponde ao estágio, tem como objetivo principal inserir os acadêmicos de medicina na rotina de atendimentos, conhecendo e participando da realidade da comunidade, além de inserir a cultura de pesquisas e extensão nas pequenas cidades, e dentro dos hospitais públicos. “Esse estágio gera a oportunidade de vivenciar e contribuir com aprendizado desses futuros médicos, considerando que estagiários já são capazes de atuar com alguma autonomia, sempre contato com o apoio de médicos já experientes”, salientou.

Para o secretário de saúde, a oportunidade que alunos do internato terão em conhecer a rotina dos diferentes serviços oferecidos pela instituição e vivenciar as praticas do SUS. Essa parceria vem para fortalecer a capacidade dos nossos serviços serem campos de formação na área de saúde, fortalecendo a rede de serviços do SUS.  “Isso é possível porque o prefeito tem investido na estrutura física, disponibilizando alojamento e alimentação pra os internatos, proporcionando um conforto e segurança, além de contribuir com o aprendizado dos internatos e profissionais, promovendo integração no ambiente de trabalho”, finalizou.

[tabs]
[tab title=”Rondônia Em Pauta”] Semcom[/tab]
[/tabs]

[print-me]