Profissionais da saúde participam de curso sobre saúde do trabalhador

2013-06-20T17:32:11+00:0020 junho, 2013|

[dropcap]U[/dropcap]ma equipe de profissionais da Secretária Municipal de Saúde mais uma vez representou o município de Vilhena na 2º edição do Curso Atualização de Gestão das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores da Saúde (Cegest II), oferecido pelo Ministério da Saúde.

CEGEST2.

O Cegest II é um curso que alcança profissionais da saúde em todo território nacional no período de seis meses. São dois encontros presenciais, o primeiro em Belo Horizonte e o segundo em Brasília, e durante esse período de 6 meses os encontros acontecem online na plataforma da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), parceira na realização do curso.

Foram aproximadamente 400 alunos participantes do primeiro encontro (presencial) em Belo Horizonte de 5 a 7 de junho. Cada município indicou profissionais da área e todas as despesas do curso como passagem e hospedagem foram custeadas pelo próprio Ministério da Saúde. A Semusa foi parceira, indicando, apoiando e incentivando a seis funcionárias a participarem do curso, entendendo que essa é uma oportunidade ímpar de conhecer a realidade dos outros municípios em relação à saúde.

Durante o encontro presencial a equipe de Vilhena teve oportunidade de conhecer secretários, gestores e diversos profissionais da saúde, ouvindo, comparando e compartilhando as experiências vivenciadas na saúde em Vilhena.  O objetivo do Cegest II é qualificar, reforçar as estratégias para implantação da política de promoção de saúde do trabalhador da saúde, e definir diretrizes para a melhoria das condições dos trabalhadores do SUS.

As participantes contaram que durante o encontro perceberam que Vilhena é a única cidade do Estado de Rondônia a participar pela segunda vez desse curso. “Com o investimento do MS e da administração municipal, estamos recebendo mais qualificação sobre essa temática que proporcionará um trabalho de maior qualidade para população”, destacaram.

Esse curso contribuirá para a implantação e fortalecimento de futuros projetos destinados ao município de Vilhena. A duração do curso é de 136h divididas em 6 módulos com debates, atividades online e apresentação do projeto de intervenção. Participam do curso Célia Batista, Camila Alves de Lima, Elisane Pereira, Fabiana Almeida, Flavia Rosane dos Santos e Tatiana Guides.

O prefeito Zé Rover também enfatizou a importância do curso. “Não se faz saúde com qualidade sem profissionais capacitados, desejo que essa equipe formule projetos relevantes e práticos para a saúde no município. Investir na capacitação profissional de nossos servidores tem sido uma meta presente na nossa administração”, completou.

O secretário de saúde, Vivaldo Carneiro, salientou seriedade da capacitação dos funcionários da saúde, “Essa é a segunda turma de Vilhena, indicada pela Semusa e aprovada pelo MS para o curso, isso trará mais qualificação e reforçará as estratégias para implantação da política de promoção de saúde do trabalhador da saúde no município”.

Cegest II

O curso realizado na modalidade presencial-distância tem o objetivo de contribuir na implantação da Política Nacional de Promoção da Saúde do Trabalhador do SUS, fortalecer as ações de promoção do trabalho em saúde mediante a formação no campo da gestão das condições de saúde e trabalho no setor saúde, estudar as políticas do campo da gestão do trabalho e a saúde do trabalhador da saúde, refletir sobre os avanços e desafios das políticas de gestão do trabalho no SUS, estimular a formulação de propostas de intervenção para o fortalecimento da gestão das condições de saúde e fortalecer e ampliar os espaços de negociações sobre a gestão das condições de saúde e trabalho no SUS.

[tabs]
[tab title=”Rondônia Em Pauta”] Créditos das fotos: Daterra Comunicação e Cultura
 Semcom[/tab]
[/tabs]

[print-me]

Um comentario

  1. IVONETH ANTÔNIA SOARES DOS REIS 21 outubro, 2013 at 9:29 am

    atuo como coordenadora saúde do trabalhador, gostaria de participar do cursos .

Leave A Comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.