Sábado tem vacinação anti rábica

2013-09-26T17:51:52+00:0026 setembro, 2013|Categories: Saúde|Tags: , |

 A campanha de vacinação para cães e gatos contra a raiva terá início neste sábado (28) na área urbana de Vilhena de 8h as 17 horas nos postos de vacinação. As equipes de imunização estarão em 27 pontos diferentes.

[pullquote]A meta da Vigilância Sanitária é vacinar 13 mil cães e 4 mil gatos.[/pullquote]

[dropcap]O[/dropcap]s animais a partir de três meses devem receber a vacina. A recomendação da Vigilância Sanitária é que os cães devem ser levados em guias adequadas. Normalmente os donos chegam com fios finos, que podem arrebentar com facilidade ou ainda machucar os animais.

Para os gatos, o ideal é que sejam colocados em sacos de pano, como fronhas, ou até mesmo em sacos como de cebola. Segundo os vacinadores, mesmo não sendo o meio mais confortável é onde os felinos ficarão contidos e mais seguros sem emitir risco aos profissionais.

31343.jpgvacinação-animal3Os donos dos bichos de estimação que tiveram uma caixa adequada para transportá-los podem utilizá-las para maior conforto do seu animal. Segundo informações da Secretaria de Saúde através da Vigilância Sanitária 5 mil animais já foram imunizados na área rural.

 Estima-se que a população de animais seja de 18.364 cães e de 5.301 gatos. Não deixe de proteger o seu animal, a raiva mata.

Confira os postos de vacinação contra a raiva neste sábado:

Escola Martin Lutero;

Escola Ronaldo Aragão (São José);

Escola Marechal Rondon

Unidade de Saúde do São José

Praça Padre Angelo Spadari

Praça Nossa Senhora Aparecida

Praça do 5º BEC

Unidade de Saúde Industrial

Creche Santa Luzia

Supermercado Sanches

Bar do Cunha (Embratel)

Creche Nicolielo ou no Ivete

Unidade de Saúde Nova Vilhena (Afonso Mansur)

Escola Zilda da Frota Uchoa

Escola Maria Arlete Toledo

Escola Genival Nunes

COHAB

Escola Vilma Vieira

Unidade de Saúde Leonardo Alves de Souza

Dalila Donadon (Setor 18 Bela Vista)

Supletivo

Escola Angelo Mariano Donadon

Escola Hermógenes

Faculdade IESA

Unidade de Saúde Cristo Rei

Escola Cecília Meireles

Comercial Cardoso- antigo Mercado Paulista Rua 1512

 

Raiva e transmissão – A raiva canina é a mais conhecida das zoonoses (infecções e doenças transmitidas entre animais vertebrados e humanos), e segue como um problema a ser controlado em quase todo o mundo. Transmitida pelo contato com a saliva de um cão doente – principalmente por meio da mordida – a doença pode demorar até dez dias para se manifestar no animal infectado e, em quase 100% dos casos, é fatal. Apesar de praticamente erradicada na maioria das metrópoles, ainda merece alerta.

Entre os principais sintomas da raiva canina estão sintomas de agressividade no animal, salivação excessiva, paralisia e mudanças de comportamento, que podem fazer seu pet deixar de ser alegre e festeiro para se tornar depressivo e retraído. Considerada incurável, a raiva tem na vacinação a sua única forma de prevenção eficiente nos animais e, atingindo o sistema nervoso, pode se manifestar de três maneiras diferentes: raiva furiosa, raiva muda e raiva intestinal.

 Semcom

[print-me]

Leave A Comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Informações para contato

Mobile: (69) 9 9929-6909

Web: rondoniaempauta.com.br