Página com números do novo coronavírus em Vilhena funciona no site da Prefeitura

O grande número de dados gerados pelas equipes de Saúde tem alimentado um banco de dados importante que permite ao Município acompanhar a evolução do novo coronavírus na cidade. Os principais indicadores agora estarão disponíveis em forma de gráficos, tabelas e mapas interativos no site da Prefeitura de Vilhena. A ferramenta foi desenvolvida pelo Ifro (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia) de Vilhena em parceria com a Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom), a partir de dados da Secretaria Municipal de Saúde (Semus).

Os professores de informática do Ifro Marco Antônio Augusto de Andrade e Juliano Fischer Naves se empenharam durante a última semana para viabilizar o painel. A dupla explica que o sistema faz a importação automática dos dados da planilha compartilhada pela Semcom e gera os gráficos para acesso web através de computadores e smartphones. “É uma ferramenta que serve para acompanhamento da pandemia em Vilhena, tanto pelos cidadãos quanto pelo poder público. O Ifro Vilhena está à disposição para implantar o sistema pioneiro em outros municípios do Estado. É só entrar em contato!”, garante Juliano.

De acordo com o secretário da Semcom, Jovino Lobaz, a informação é uma das principais armas contra a pandemia do novo coronavírus. “Infelizmente estamos travando duas batalhas: uma contra o vírus e outra contra as informações distorcidas ou falsas, as conhecidas fake news. Por ser um tema complexo, nossa missão na Secretaria de Comunicação é tornar o assunto fácil de entender para todos. Assim, esse painel vai concentrar em um só local várias informações úteis para que todos acompanhem a evolução da doença em nosso município”, explica.

O PAINEL – Disponível no menu “Serviços” da página inicial do site da Prefeitura, o painel é composto por quatro seções. A primeira revela a data da última atualização dos dados. Logo abaixo há os principais dados em números numa seção de destaque, que mostram os números de mortos, recuperados, ativos, confirmados, suspeitos, descartados, internados e casos novos no último dia de atualização. Também é possível acessar o painel pelo link: www.bit.ly/painelcovidvilhena.

Em seguida, a ferramenta organiza os dados disponíveis em 12 gráficos diferentes que permitem uma avaliação panorâmica da covid-19 em Vilhena, oferecendo dados sobre faixas etárias dos confirmados, sexo dos confirmados, casos novos por data, bem como a evolução dos casos recuperados, ativos, confirmados, suspeitos, descartados e internados por data. Há ainda três gráficos de comparação entre confirmados e descartados (que mostra a profundidade de investigação com exames para cada caso confirmado), recuperados e confirmados (importante para mostrar a capacidade de recuperação dos pacientes locais) e confirmados e suspeitos (que revela o potencial de crescimento dos confirmados nos próximos dias). O último item do painel é um mapa que indica os bairros onde há casos ativos no município.

Herbert Weil, assessor da Semcom, acompanhou a implementação do projeto inédito. “Os leitores do material informativo da Prefeitura são exigentes e a Semcom busca corresponder às expectativas oferecendo informação em diversos formatos. Os gráficos, tabelas e dados diversos, atualizados automaticamente neste painel, a partir da central de dados da Semcom, fazem parte desse esforço. Lembramos que a Prefeitura publica, diariamente, textos, podcasts, vídeos e artes no Facebook, Instagram, Youtube, Twitter, Spotify e no site da Prefeitura, além de enviar todo o material produzido pela secretaria para listas de transmissão do WhatsApp, da qual todos podem fazer parte, bastando enviar a palavra ‘corona’ para 3919-7081 através do aplicativo”, completa.

Semcom