Secretaria de Saúde realiza semana de cuidados com a saúde do homen

2013-11-26T11:17:29+00:0026 novembro, 2013|Categories: Saúde|Tags: , |

novembro-azulDepois da Campanha Internacional Outubro Rosa que envolveu as mulheres sobre a prevenção do câncer de mama a Secretaria Municipal de Saúde-Semus, no mês de novembro chama atenção dos homens para a prevenção do câncer de próstata. Durante todo o mês de novembro as atenções se voltam para os homens, mais em especial de 25 a 29 de novembro a Semus, estará atendendo no período noturno (18h as 21h) na Policlínica localizada na avenida Capitão Castro- Centro.

O Novembro Azul tem finalidade de incentivar os homens sobre a importância e necessidade de realizar a prevenção do câncer de próstata, além de alertar que a doença tem 100% de chance de cura desde que seja diagnosticada precocemente.

O Movimento Mundial Novembro Azul é uma forma de alertar os homens sobre a importância do exame para detectar o câncer de próstata. Segundo dados do Ministério da Saúde, a estimativa é de que 62 mil novos casos sejam registrados no país em 2013. Em 2012 foram registrados 54 mil casos. Nos homens o câncer de próstata é o tipo mais comum entre os homens.

Em Vilhena – ações

Desde segunda-feira 25 de novembro no período noturno os homens terão prioridade em diversos atendimentos na Policlínica João Luiz, como vacinas (hepatite, rubéola, sarampo, tétano e febre amarela.  

 

Emissão do cartão SUS   

Palestras

25/11 – Câncer de Próstata e demais doenças masculinas.    

 26/11 –  Impotência Sexual                                                                

27/11 – DST/HIV/AIDS e Hepatite                                                

28/11 – Saúde Mental/ Álcool e Drogas                                         

Exame e prevenção

O preventivo de acordo com os urologistas é recomendado fazer o exame uma vez por ano para todos os homens acima dos 50 anos.

Problemática

O grande vilão hoje para os homens não é a falta de informação, mais o preconceito que impede a procura pelo exame. Dados já divulgados na mídia em geral apontam as mulheres como as maiores aliadas e incentivadoras nessa luta. Muitos homens vão ao consultório levados pela esposa.

Riscos

Um dos fatores de risco é a idade avançada, já que esse tipo de câncer costuma se desenvolver após os 50 anos de idade, ou por causa do histórico familiar, fatores hormonais e ambientais, excesso de peso, sedentarismo e hábitos alimentares, como uma dieta rica em gorduras e pobre em frutas, legumes e verduras. Infelizmente o câncer de próstata se desenvolve de maneira silenciosa apresentando sintomas apenas nos estágios mais avançados, por isso é tão importante a prevenção para garantir a eficácia do tratamento.

Diagnóstico

Segundo informações do INCA- Instituto Nacional de Câncer o diagnóstico pode ser por meio do exame clínico (toque retal) combinados com o resultado da dosagem antígeno prostático especifico (PSA sigla em inglês) no sangue podem sugerir a existência da doença. O diagnóstico de certeza do câncer é feito pelo estudo histopatológico do tecido obtido pela biópsia da próstata.

Semcom

Leave A Comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Informações para contato

Mobile: (69) 9 9929-6909

Web: rondoniaempauta.com.br