Secretaria promove encontros de programas que estão mudando a saúde

2014-02-14T10:07:19+00:0014 fevereiro, 2014|

imageA Prefeitura de Vilhena, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), realiza a partir da próxima semana três importantes encontros de discussão de programas que estão dando nova via ao atendimento de saúde pública no município. Um novo programa também será implantado.

Segundo explicou a Gerência Técnica de Planejamento (Getec), na segunda-feira, 17, a partir das 15:30 e na terça-feira, 18, a partir das 8 horas, no Auditório do IPMV, ocorre o Encontro Regional do Programa Mais Médico. “O Programa Mais Médicos faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde, que prevê mais investimentos em infraestrutura dos hospitais e unidades de saúde, além de levar mais médicos para regiões onde há escassez e ausência de profissionais”, explicou a gerente, Adriana Carvalho Tolfo.
Já no dia 25, a Semus promove a Oficina Regional de Atenção Domiciliar, a partir das 8 horas, no auditório do IPMV. Na ocasião serão discutidos os resultados do Programa Melhor em Casa, que leva atendimento médico até os domicílios para pacientes acamados ou com dificuldades de locomoção. “Nosso objetivo é a Humanização da atenção à saúde; redução da demanda por atendimento hospitalar; desinstitucionalização de pacientes internados/redução do tempo de permanência; preservação dos vínculos familiares e ampliação da autonomia dos usuários e familiares, para o cuidado à saúde”, destacou a enfermeira Fernanda Pelizza, coordenadora do Programa.

Outra novidade será a Oficina Regional de Implantação do e-SUS, no dia 26, as 8 horas,e m local ainda a ser definido. A estratégia e-SUS faz referência ao processo de informatização qualificada do SUS em busca de um SUS eletrônico. A proposta é a individualização dos dados, que permite o acompanhamento de cada usuário atendido, assim como a documentação das ações desenvolvidas pelos profissionais e a integração dos sistemas oficiais na Atenção Básica, bem como a integração desses sistemas com os outros sistemas do SUS.

“Com o uso do sistema e-SUS, a carga de trabalho empenhada na coleta, inserção, gestão e uso da informação serão diminuídos. Ainda mais importante é o fato de que a informação agora estará disponível de forma fácil e acessível para os profissionais da assistência, podendo melhorar no cuidado da saúde da população”, afirmou o prefeito Zé Rover, ao destacar o empenho da administração municipal em investir em novos programas que melhoram o atendimento.

Semcom

Leave A Comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Informações para contato

Mobile: (69) 9 9929-6909

Web: rondoniaempauta.com.br