Semana da Saúde: todos os postos atenderam durante a noite

2013-04-20T08:12:22+00:0020 abril, 2013|

DSC_0004[dropcap]N[/dropcap]o dia 7 de abril de 1948, foi criado pela Organização Mundial de Saúde-OMS, o Dia Mundial da Saúde que teve como fundamento o direito do cidadão à saúde e obrigação do Estado na promoção da mesma.

Em comemoração ao Dia Mundial da Saúde, o prefeito Zé Rover e o Secretário Municipal de Saúde, Vivaldo Carneiro, junto com toda a equipe da Semusa, concluíram que haveria a necessidade de comemorar essa data, não só com um dia, mas com diversas atividades durante a semana inteira. Foi então, que por determinação do prefeito Rover surgiu a ampliação do atendimento nas Unidades Básicas Saúde – UBS no período noturno, de 115 a 19.

DSC_0021Nessa quinta-feira 18, Vivaldo e Rover visitaram as UBS, verificando e constatando que a população aderiu e aprovou o atendimento no período noturno. “Essa semana foi importante para medirmos e analisarmos quais são as necessidades reais da saúde, além de oferecermos consultas médicas, exame de preventivo, vacinação, palestras informativas, mamografia, ultrassonografia, ampliando o acesso e qualidade da população no horário noturno”, explicou o prefeito.

A aceitação foi da população foi de 100%. “Quero parabenizar a toda equipe da Saúde, pela disposição em atender a comunidade nos três horários (manhã, tarde e noite). Nosso objetivo é fazer um atendimento dee Família para Família, com humanização e acolhimento no serviço de saúde em Vilhena”, afirmou o prefeito.

O secretário de saúde, Vivaldo Carneiro, explicou que as pessoas que passaram essa semana nas UBS receberam uma ficha para avaliação do serviço oferecido. “Queremos saber qual é a maior necessidade da saúde, diminuindo o tempo de espera nos agendamentos de exames, desafogando o fluxo na emergência do Hospital Regional de Vilhena e possibilitando as pessoas que trabalham o dia todo o acesso as unidades”, esclareceu o secretário, ao lembrar que muitos durante a semana precisaram de uma consulta, pedido de um exame ou mesmo levar seu filho para vacinar.

Para dona Maria França Maciel Pego, de 36 anos, essa idéia da Prefeitura foi excelente e inovadora. “Pude trazer minha filha ao médico, trabalho o dia todo, nunca consigo marcar uma consulta por essa razão. Quando ela se sentia mal corria na farmácia a noite, era única maneira que eu tinha. Estou satisfeita com a Semana da Saúde, e espero que aconteça outras vezes”, declarou dona Maria.

Os atendimentos nas UBS foi de 7 até as 21h e terminou nesta sexta-feira 19. O prefeito Rover já garantiu que esse tipo de atendimento nas unidades deve acontecer outras vezes durante o ano. Na próxima semana, a Secretaria de Saúde divulgará os resultados com o balanço geral de atendimentos da Semana da Saúde.

[tabs]
[tab title=”Rondônia em pauta”]Semcom[/tab]
[/tabs]

Leave A Comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Informações para contato

Mobile: (69) 9 9929-6909

Web: rondoniaempauta.com.br