Como forma de chamar atenção das 408 servidoras do Hospital Regional de Vilhena para os cuidados com a saúde em decorrência ao mês Outubro Rosa (mês de prevenção ao câncer de mama), a direção do HR, o Núcleo de Acesso a Qualidade Hospitalar-NAQH, realizou uma ação totalmente voltada para as servidoras.

20141025_165016No sábado, 25 de Outubro, o Centro de Referência em Saúde da Mulher e da Criança (CRESAMC) abriu suas portas especialmente para atender as funcionarias do Hospital Regional de Vilhena. A ação aconteceu em conjunto com todos os outros setores da Secretaria Municipal de Saúde (Semus).

As servidores puderam realizar preventivo, colposcopia, mamografia, teste de glicemia, HIV, teste de sífilis, teste de hepatite B e C, imunização, palestra com ginecologista, exames hormonais, orientação sobre doenças sexualmente transmissíveis, aferição de pressão, aferição da circunferência abdominal, peso e altura, limpeza de pele, massagem, aula de zumba e café da manhã.

O evento começou com o vídeo das funcionarias do HR estimulando a prática do alto exame com o tema “Mulher que se ama, se cuida”.  O diretor do Hospital Regional de Vilhena, Adilson Rodrigues e as enfermeiras idealizadoras da ação, comentaram que muitas vezes as mulheres estão tão envolvidas com trabalho, a casa, os filhos, que esquecem de cuidar de si, mesmo trabalhando dentro do Hospital.

“O apoio para realização dessa ação veio da Semus e dos vários colaboradores,  que contribuíram para o sucesso dessa atividade: NAQH-Núcleo de Acesso Hospitalar, CEREST- Centro de Referência em Saúde do Trabalhador, Atenção Básica, Senac, Unesc, SAE\CTA Serviço de Atendimento Especializado e Centro de Testagem e Aconselhamento, CCIH- Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, entre outros”, agradeceu o diretor.

A funcionaria do HRV há 24 anos, Maria Joana Santana, de 66 anos, conta que já passou por diversos setores no hospital e há 4 anos está na costura. “Fiquei seis anos sem realizar um preventivo e cheguei a realizar uma única mamografia em todos esses anos. Hoje vou fazer a mamografia e todos os outros exames oferecidos, se não tivesse acontecido essa ação, eu não iria fazer nada esse ano. Com a correria entre casa e serviço não temos costume de tirar tempo para cuidarmos da nossa saúde”, salientou.

No final do dia as mulheres que estiverem presentes participaram de sorteio de brindes. A ação está tendo continuidade nos dias 29, 30 e 31 (dentro do HRV) para alcançar as servidoras que não puderam participar no dia 25.

Da mesma forma, a Semus lembrou ainda que as estratégias para realização do Novembro Azul, já estão em andamento.

Semcom