Unidade Móvel de Saúde atende quase mil pessoas por mês em Vilhena

2013-06-13T15:21:35+00:0013 junho, 2013|

Com objetivo de atender moradores dos bairros distantes dos Centros de Saúde, seja na área urbana ou rural, tem levado a administração municipal manter o atendimento através da Unidade Móvel de Saúde

DSC_0045-620x413[dropcap]O[/dropcap] coordenador da Unidade Móvel de Saúde, João de Castro, explicou que as visitas acontecem semanalmente levando preventivo, pré – natal, palestras, consultas e atendimento com clínico geral e odontológico. A previsão é que em cada ponto desse atendimento, o ônibus retorne ao bairro num período de 30 dias.

“O ônibus que abriga os consultórios fica sempre instalado enfrente as comunidade, igreja ou escola, onde haja estrutura para fazermos triagem e demais acompanhamentos que vão além dos consultórios. Aferição de pressão arterial, distribuição de preservativos e orientações para gestantes também fazem parte das ações desenvolvidas”, enfatizou o coordenador

NOVA-CONQUISTA1

A iniciativa tem dado certo, em média são realizadas ao mês, 600 consultas com clínico geral, 240 atendimentos com dentista e 140 atendimentos com enfermeira, além de palestras e orientações a população.

O secretário de saúde lembrou que com esse método de atendimento pela Unidade Móvel, estamos resolvendo o problema que tínhamos quanto ao direito de acesso à saúde por parte dos moradores de bairros mais distantes das Unidades. Vivaldo ressaltou que o prefeito Zé Rover, tem acompanhado de perto o projeto, cobrando sempre a rapidez no retorno em cada uma das localidades contempladas.

Além do atendimento nos bairros a Unidade Móvel de Saúde tem dado suporte a diversos eventos de cunho social. Nos últimos meses já apoio eventos na Igreja Metodista, Presbiteriana, MP cidadão, Policia Militar e outros.

Unidade Móvel de Saúde e MP cidadão

A Semusa pode apresentar de forma prática no último sábado 8 de junho como tem desenvolvimento seus programas da saúde no município de Vilhena, na terceira edição do projeto MP cidadão. Ao todo, 50 funcionários voluntários da saúde estiveram envolvidos no atendimento a população. Como nas edições passadas, a Semusa deslocou sua Unidade Móvel de Saúde oferecendo atendimento médico com a presença de três especialistas (nefrologista, pediatra, ginecologista, clínico geral e odontológico,). Além dos médicos a prefeitura disponibilizou várias enfermeiras e técnicos de enfermagem, uma equipe do Núcleo de Educação e Saúde, e toda equipe da Unidade Básica de Saúde (Vitalina Gentil) do bairro São José. A equipe da saúde realizou palestras, atualizações do Cartão SUS, e também agendamento de exames e vacinação.

“E a saúde mais perto da população, sendo feita de Família para Família como diz no nosso slong, um atendimento mais humanizado acolhedor. Essa equipe ofereceu seu tempo, para contribuir com esse projeto voluntário”, destacou Rover.

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), juntos com o Serviço de Assistência Especializada (SAE) e Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), além de distribuírem preservativos e orientações para visitantes do stand.

[tabs]
[tab title=”Rondônia Em Pauta”] Semcom[/tab]
[/tabs]

[print-me]

Leave A Comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.