Vacinação em Vilhena passa a ser monitora por sistema informatizado

2013-09-12T11:14:26+00:0012 setembro, 2013|

Coordenadores do Setor de Imunização de todo Cone Sul do Estado, estão recebendo treinamento para implantação do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI), de 9 a 13 de setembro no auditório do Sebrae.

DSC_0051[pullquote]O novo programa contempla todas as Unidades Básicas de Saúde de Vilhena que possuem sala de vacinação.[/pullquote]

[dropcap]O[/dropcap] treinamento está sendo ministrado pela responsável do sistema de informação do Programa Estadual de Imunização, Joseni Martins, de Porto Velho. Joseni explicou que esse sistema foi implantado pelo Ministério da Saúde com o objetivo de cadastrar todos os vacinados. O Estado, em parceria com o município, disponibiliza os computadores para os setores de imunização, além de oferecer a capacitação para utilizar o programa.

“A caderneta de vacinação após a implantação desse sistema pode ser impressa em qualquer UBS onde há sala de vacinação, os dados de todos os vacinados seja criança ou adulto ficaram interligados. Temos uma perda muito grande em relação aos adultos, eles perdem a caderneta de vacinação, não sabem se realmente tomaram ou não determinada vacina. Com esse sistema teremos um controle total dos dados de cada vacinado”, explicou.

De acordo a Secretaria de Saúde, o município de Vilhena tem alcançado praticamente todas as metas de vacinação estipuladas pelo Ministério da Saúde, e a implantação desse programa de informação das vacinas facilitará até mesmo no processo final das campanhas, possibilitando agilidade na divulgação dos resultados das campanhas.

Segundo a responsável pelo Programa Estadual de Imunização, estratégia primeiro é capacitar os coordenadores do Setor de Imunização, que multiplicarão as informações para os vacinadores. “Decidimos capacitar às equipes, para que ao final do processo de licitação (no prazo de 90 dias) dos computadores, os vacinadores já estejam habilitados para utilizar o programa, assim todos os cadastros de pessoas usuárias deste serviço passarão a ser informatizados”.

[tabs]
[tab title=”Rondônia Em Pauta”]Semcom[/tab]
[/tabs]

[print-me]

Leave A Comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Informações para contato

Mobile: (69) 9 9929-6909

Web: rondoniaempauta.com.br