Vilhena adere ao movimento internacional Outubro Rosa

2013-10-04T15:00:10+00:0004 outubro, 2013|

 O mês de outubro é internacionalmente o mês de combate ao câncer de mama

DSC_0367[dropcap]C[/dropcap]omo forma de chamar atenção das mulheres em especial, o mês de outubro é dedicado a prevenção do câncer de mama. Em Vilhena a campanha vem ganhando força a cada ano. De acordo com o Secretário Municipal de Saúde, Vivaldo Carneiro, o Outubro Rosa no município de Vilhena abrange além do câncer de mama o câncer de colo de útero, ambos  tem ceifado centenas de mulheres no Brasil.

A campanha teve início nessa segunda-feira 01 de outubro no auditório da Prefeitura e segue até o final do mês.  “Estamos realizando pequenas ações durante todo mês. Resolvemos lançar esse desafio para cada secretaria da Prefeitura da Vilhena em colorir seu espaço com rosa, a cor oficial do mês de prevenção ao câncer de mama. A Secretaria de Comunicação e a Saúde receberam o apoio da Margarida de Oliveira, diretora de vendas independente da Mary kay em Vilhena e das consultoras, Neuceli Mendes, Nilce Craco Raful. Juntas a equipe da Mary kay maquiaram as servidoras, distribuíram brindes e ofereceram dicas de maquiagem, enquanto a equipe da Secretaria de Saúde distribuíram panfletos com informações sobre a campanha”, declarou o Secretário.

O Secretário Vivaldo destacou que a intenção dessa ação é chamar atenção das servidoras sobre os cuidados com a saúde, sobre auto-exame, e também sobre o preventivo. Em Vilhena, vamos oferecer preventivos em algumas Unidades Básicas de Saúde durante o período da noite.

Prevenção e conscientização

A enfermeira especializada em Saúde da Família, Dalvelena Pinheiro, enfatizou que essa mobilização objetiva e para alertar as mulheres e homens sobre a necessidade de fazer exames preventivos para o câncer de mama.  É preciso prevenir-se fazendo auto-exame para que a mulher conheça seu próprio corpo, ir ao ginecologista pelo menos uma vez ao ano, é dedicar amor a si mesmo. (lembrando que o exame das mamas feito pela própria mulher não substitui o exame físico realizado por profissionais de saúde (médico ou enfermeiro) qualificados.

O Outubro rosa é acima de tudo uma campanha de prevenção e conscientização

De acordo com informações do Ministério da Saúde e do próprio Inca, mulheres a partir dos 40 anos devem procurar um médico ou enfermeira treinada para realizar o exame clínico das mamas, uma vez ao ano, e mamografia quando houver indicação médica. Já as mulheres na faixa de 50 aos 69 anos a devem realizar a mamografia de rastreamento (preventiva) a cada dois anos.

Em Vilhena vamos disponibilizar nesse período 115 vagas para mamografia de acordo com indicação médica. A recomendação é que o exame das mamas pela própria mulher faça parte das ações de educação para a saúde que contemplem o conhecimento do próprio corpo.

Durante o ano de 2012 foram realizadas 2.043 mamografias, em 2013 até o mês de julho 451 mamografias.

O câncer de mama é a segunda causa de morte entre mulheres. Somente no ano de 2011, a doença fez 13.225 vítimas no Brasil. 

Mobilização em Vilhena

Convidamos os comerciantes, empresários, escolas públicas e particulares para aderirem a essa causa tão nobre. Se você aprova essa campanha, coloque o símbolo da campanha na porta do seu estabelecimento, confeccione frases para impactar as clientes do sexo feminino a prevenir-se “Entre de peito nessa luta”.

Segue abaixo a programação:

 De 01 a 30/10 Divulgação da Campanha e Coleta de Preventivo horário normal em todas as Unidades de Saúdes;

De 01 a 04/10 Decoração das Unidades e Secretárias Municipais;

De 14 a 18/10 Coleta de Preventivo horário normal e das 18 as 21:00 horas;

Unidade Vitalina Gentil (SÃO JOSÉ)

Liro Hoesel (CRISTO REI)

Afonso Mansur (JARDIM ELDORADO)

14 e 16/10 Sensibilização e Orientação no Comércio: Pato Branco Shopping, Centro e Jardim Eldorado;

23/10 Caminhada – (A confirmar).

 [tabs]
[tab title=”Rondônia Em Pauta”]Da assessoria[/tab]
[/tabs]

[print-me]

Leave A Comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.