Vilhena já tem vacinas contra o HPV, o vírus do câncer de colo uterino

2014-02-26T11:37:40+00:0026 fevereiro, 2014|

imageUma solenidade, ocorrida no auditório da Prefeitura Municipal de Vilhena, nesta quarta-feira, 26, marcou um importante passo no avanço em saúde no município. Vilhena recebeu as doses de vacinas quadrivalente contra o Papilomavírus Humano (HPV).

As vacinas fazem parte da campanha do Governo Federal, que as enviou para os Estados. Por sua vez, o governo de Rondônia, por intermédio da Secretaria Regional de Vilhena, as repassou para o município, que tem a função de aplicá-las através do setor de imunização. A estimativa do município é de que 2281 adolescentes sejam vacinadas em Vilhena.

A vacinação terá início no dia 10 de março, direcionada às adolescentes do sexo feminino, compreendendo a faixa etária de 11 a 13 anos de idade. Para melhor atender o público alvo, além das salas de vacina, equipes volantes, atenderão as escolas, tanto públicas quanto privadas, com alunas matriculadas na faixa etária da campanha.

O esquema vacinal é composto por 3 doses, em esquema estendido, ou seja, 1ª dose, 2ª dose (6 meses após a 1ª) e 3ª dose (5 anos após a 1ª dose). Para receber a vacina é preciso preencher um formulário, além de levar a caderneta de vacina da menina e o cartão do SUS. O formulário já está disponível nas salas de vacinação nas Unidades de Saúde do município. Para adiantar o processo, a ficha já pode ser levada preenchida no dia de aplicação da dose.

O objetivo é reduzir a incidência e a prevalência de câncer de colo do útero. Outras medidas são válidas na prevenção, como o uso de preservativos, ações educativas e o diagnóstico precoce através de exame preventivo.

O câncer do colo do útero é o segundo mais incidente na população feminina brasileira. Impulsionado pelo Programa Viva Mulher, criado em 1996, o controle da doença foi reafirmado como prioridade no plano de fortalecimento da rede de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer, lançado pela presidente da República.

Semcom

Leave A Comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Informações para contato

Mobile: (69) 9 9929-6909

Web: rondoniaempauta.com.br