Vilhena receberá médicos do Programa Mais Médicos

2013-10-28T15:30:47+00:0028 outubro, 2013|

“Espero ajudar os brasileiros a melhorar as condições de saúde, principalmente os que moram em locais de difícil acesso. Estou muito contente, vou para o município de Guajará-Mirim e estou pronta para trabalhar e dar o melhor que mim” , disse Iamara Lizazo , médica Cubana, de 29 anos de idade.

sesau medicosA médica Iamara Lizaro compõe um grupo de nove médicos do Programa do Governo Federal Mais Médicos, que o secretário estadual de Saúde Williames Pimentel recebeu na manhã desta segunda-feira, 28. São oito médicos cubanos e um brasileiro, que vão atender a população nos municípios de Vilhena, Ji-Paraná, Nova Mamoré e Guajará-Mirim.

Além do secretário estadual de saúde, os médicos foram também recebidos pelo diretor do Centro de Pesquisas e Medicina Tropical – Cepem, Mauro Tada, e pela representante do Conselho de Secretaria Municipais de Saúde (Cosems), Eliane Pasini, entre outros profissionais da área de saúde.

Durante toda a semana, os novos contratados irão receber treinamentos em diversas áreas, como o conhecimento do funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS); farão visitas às unidades de saúde do estado; receberão palestras de apresentação do Sistema de Informação da Atenção Básica e, na sexta-feira, dia 1º, seguirão para os municípios onde serão lotados.

O secretário Williames Pimentel deu as boas vindas aos profissionais e falou da expectativa de se levar cuidados e integridade à saúde à população, principalmente às pessoas que vivem em locais difíceis onde o atendimento à saúde é precário, mas que têm o mesmo direito ao atendimento digno e com qualidade. “No hospital de Base Ary Pinheiro são feitos por ano cerca de 3.500 partos, todos sendo gravidez de alto risco e apresenta número considerável em infecção urinária que, possivelmente, não tenha sido tratada durante a gestação. Com o Programa Mais Médicos e a vinda desses profissionais, esperamos que essa realidade seja mudada e os índices de mortalidade diminuam”, afirma o secretário.

[tabs]
[tab title=”Rondônia Em Pauta”]Texto: Antonia Lima
Fotos: Ítalo Ricardo[/tab]
[/tabs]

[print-me]

Leave A Comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.